5 experiências imperdíveis em Lisboa | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LisboaCool_Blog_5 experiências imperdíveis em Lisboa

5 experiências imperdíveis em Lisboa

Existe cada vez mais versatilidade e dinâmica, em Lisboa. Para a personalidade e os interesses de cada visitante – e morador – a capital apresenta o perfil adequado. E entre inúmeras atividades, propostas de agenda e roteiros recomendados, partilho cinco experiências imperdíveis que a cidade pode oferecer e que confirmam que para toda a ocasião, há uma Lisboa ao dispor.

 

Noites no Observatório — Para ficar mais próximo das estrelas

Noites no Observatório é o programa ideal para todos os que vivem de olhos postos nas estrelas e procuram uma experiência de sábado à noite diferente e interessante.

No último sábado de cada mês, decorre, à noite, no Planetário Calouste Gulbenkian, o projeto desenvolvido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. O programa conta sempre com uma breve palestra conduzida por um ilustre convidado — e cujo tema e nome do orador são apenas divulgados no momento de abertura das inscrições —, seguido de um espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. Se as condições exteriores assim o permitirem, a noite termina com incríveis observações astronómicas em telescópios, todas guiadas por um voluntário do projeto.

O Noites no Observatório está desenhado para ser adequado a vários tipos de público, incluindo curiosos, académicos e até crianças, e é totalmente gratuito — apenas requer inscrição. Se procura uma experiência que o transporte para perto das estrelas, dos planetas e de todos os mistérios do cosmos, fique atento à página do evento.

 

Estufa Fria — Para fugir da cidade sem sair dela

Lisboa é (também) conhecida pela sua personalidade caótica e urbana, mas há sempre uma fuga possível para um lugar mais exótico, imersivo e tranquilo. E a Estufa Fria e Estufa Quente (comumente designada apenas como Estufa Fria) é a protagonista ideal para este ambiente.

Localizada em pleno Parque Eduardo VII, o complexo divide-se em três grandes estufas: Fria — que abriga plantas de todo o planeta; Quente — para flora tropical; e Doce — perfeita para amantes de catos. O espólio vegetal de cada uma é de perder de vista e deixa qualquer visitante deslumbrado. Vai sentir que se perdeu numa floresta inesquecível. Os sons, os cheiros, as temperaturas e as vistas de cada um dos ambientes tornam a visita única e apetecível para relaxar e recarregar baterias num ambiente verdejante e de sossego.

 

Italy – Lisbona Caffé — Para viajar até Itália no coração da capital

Estarei em Itália?”, É a questão que paira na nossa mente ao entrar neste luminoso e charmoso restaurante italiano. As toalhas de mesa aos quadrados, os tons amarelados das luzes e a pronúncia italiana dos funcionários não deixam margem para dúvidas: estamos aqui para viver uma verdadeira experiência italiana, no coração do Saldanha.

Já imaginou o seu prato de massa finalizado no interior de um gigantesco queijo parmesão? Pois é precisamente assim que é feito o Pasta Alla Forma, a especialidade da casa. Um prato de esparguete com presunto, molho de cogumelos, azeite e queijo parmesão. Se o pedir, esteja preparado para o espetáculo; uma pequena mesa é disposta à sua frente, com um enorme queijo parmesão já aberto e a massa é mergulhada e envolvida no seu interior. Fica a advertência: não vão faltar olhares cobiçosos e fotografias registadas pelos clientes arrependidos de não terem pedido, igualmente, um espetáculo de parmesão! O sabor, esse, é tão bom quanto o aparato.

 

Ler Devagar — Para recriar a sua própria história de ‘A Bela e o Monstro’

A livraria Ler Devagar é, talvez, a Meca dos amantes de livros, em Lisboa. Nasceu numa litografia do Bairro Alto mas acabou por sediar a sua casa no LxFactory; Ler Devagar emerge, com todo o encanto, ao redor de uma rotativa de três andares e satisfaz qualquer apaixonado pela literatura. O número incontável de livros dispostos nas prateleiras que se iniciam do chão e chegam ao teto não deixa ninguém indiferente.

Neste espaço fascinante e de perder de vista por entre títulos e lombadas, não faltam novidades literárias, edições recentes e volumes mais antigos. A rotativa ajuda a marcar ainda mais o característico ambiente industrial da loja e, subindo-a, encontramos novos patamares para observar a livraria noutra perspetiva. Com várias mesinhas dispostas ao longo dos corredores e ainda dois cafés com apetitosos lanches, a Livraria Ler Devagar é o ponto ideal para uma tarde de estudo, para um encontro literário ou simplesmente para vaguearmos por entre os milhares de histórias repousadas nas prateleiras.

 

Passeio pelos bairros — Para se sentir um verdadeiro lisboeta

Muito do encanto de Lisboa ainda reside nos seus bairros e ruas mais icónicas, que nos transportam para uma capital menos urbana, mais bairrista e orgânica. As fachadas em azulejo, as roupas estendidas e as vizinhas a conversar entre janelas ainda fazem parte da identidade da cidade e vale a pena fazer esse conhecimento de território. Deixe-se perder por entre as ruas (umas mais estreitas e inclinadas que outras) para encontrar uma parte de Lisboa mais autêntica.

A pé ou de tuk-tuk — uma opção cada vez mais apreciada na cidade e que permite fazer uma visita guiada pelos lugares exteriores mais emblemáticos de Lisboa — traga a sua máquina fotográfica, aponte o Bairro Alto, Cais do Sodré, Alfama e Mouraria no mapa e conheça o lado mais genuíno de Lisboa. Para se presentear entre caminhadas e subidas íngremes, deleite-se e descanse com as vistas dignas de postal de alguns dos miradouros que desembocam destes bairros: Miradouro de Santa Catarina, Miradouro da Graça ou Miradouro Portas do Sol.

 

Sobre a Inês

Colecionadora de canecas e memórias de viagem. Partilha os melhores registos da sua rotina e do mundo pelo Instagram e escreve no Bobby Pins, online desde 2014, um refúgio feliz onde partilha tudo o que de incrível há para experimentar, ler, saborear, visitar e refletir, com alguns artigos cheios de identidade pelo meio.

 

 

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool