10 Museus gratuitos para visitar em Lisboa | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LisboaCool_Blog_10 Museus gratuitos para visitar em Lisboa

10 Museus gratuitos para visitar em Lisboa

Há quem considere que a cultura em Portugal é dispendiosa. O que é caro ou barato é sempre subjetivo e depende das prioridades de cada um, mas a verdade é que há espaços de visita paga com preços muito acessíveis. Outros há, então, que são mesmo gra-tu-i-tos!!! Sim, é verdade! Programe a sua viagem por Lisboa e visite um, dois, três ou mesmo todos estes espaços, um de cada vez ou todos de uma vez!

 

MUSEU DO DINHEIRO

O Museu do Dinheiro foi inaugurado em 2016. É um museu que se dedica, tal como o nome indica, ao dinheiro, à sua história e à sua evolução ao longo dos tempos. Aposta grandemente na interatividade, pelo que envolve os visitantes em atividades práticas relacionadas com a temática. É muito interessante de se visitar com crianças, pois a visita está concebida para ser cativante, também para os mais pequenos.

Morada: Antiga Igreja de São Julião, no Largo de São Julião

Horário: de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h

 

NÚCELO ARQUEOLÓGICO DA RUA DOS CORREEIROS

Entre 1991 e 1995 decorreram, na Rua dos Correeiros, obras de remodelação e requalificação do espaço que hoje conhecemos como o edifício do Millennium bcp. Acontece que se descobriram ruínas com mais de 2500 anos, desde o período Púnico até ao período Pombalino. Decidiu a Fundação Millennium bcp, num ato de altruísmo e respeito pela cultura de um povo, que este espaço deveria estar acessível a todos. Assim sendo, poderá visitar este local que, além de muito interessante, está muito bem organizado, de forma a poder proporcionar a melhor experiência de visita. Encontrará vestígios romanos como cerâmicas, tanques e até estradas. Poderá observar também a famosa estacaria pombalina e um forno de pão do século XVIII.

Morada: Rua dos Correeiros 21, na Baixa

Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h, com marcação prévia pelo telefone - 211 131 004.

 

MUSEU DO DESIGN E DA MODA (MUDE)

Este museu foi inaugurado em 2009, tendo como base a coleção de design de moda de Francisco Capelo, a qual foi adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa. Assume-se como um espaço de debate e partilha, onde todos podem participar com livre expressão, em prol das artes e da cultura. Aqui vai poder ver obras de artistas nacionais e, também, internacionais, tais como Christian Lacroix ou Martin Margiela.

Nota: Atualmente o museu encontra-se em obras, mas esteja atento, assim que reabrir não deixe de visitar!

Morada: Rua Augusta, 24

Horário: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00

 

NUCLEO ARQUEOLÓGICO – CASA DOS BICOS

A Casa dos Bicos é a sede da Fundação José Saramago. Existem zonas em que, para entrar, tem que pagar, o que não é o caso do núcleo arqueológico, inaugurado em 2014. Situa-se no piso -1 e, aí, poderá encontrar troços da muralha romana de Lisboa, cetárias e elementos de uma unidade fabril romana de preparados e condimentos de peixe, destinados maioritariamente à exportação.

Morada: Rua dos Bacalhoeiros, 10 

Horário: de segunda-feira a sábado das 10h às 18h

 

MUSEU NACIONAL DO DESPORTO

O Museu Nacional do Desporto foi inaugurado em 2012, ano em que Portugal comemorou os 100 anos de participação nos Jogos Olímpicos. Retrata, no fundo, a história do desporto português. Alberga, também, a Biblioteca Nacional do Desporto, que conta com um acervo de cerca de 60 000 itens registados. Ao visitar vai encontrar o trabalho de personalidades como o Dr. António Augusto da Silva Martins ou do Professor Moniz Pereira, nomes de referência do desporto nacional. O museu tem, ainda, um espaço para exposições temporárias, pelo que diversidade também não vai faltar!

Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 24/45

Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

 

MUSEU DA SAÚDE

Foi com a exposição "800 Anos de Saúde em Portugal", em 2017, que se deu a inauguração do Museu da Saúde. Conta com cerca de 400 peças, vindas de várias instituições como a Cruz Vermelha Portuguesa ou o Museu de História Natural e da Ciência, que poderá ver de forma permanente. Conta, ainda, com exposições temáticas temporárias nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e nas instituições parceiras.

Morada: Alameda de Santo António dos Capuchos 

Horário: quartas-feiras das 10h às 13h e das 14h30 às 18h, com marcação prévia pelo telefone - 217 526 479.

 

NÚCLEO MUSEOLÓGICO LUÍS SERRA

O Núcleo Museológico Luís Serra encontra-se no Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”, em Bucelas. Aqui vai poder ver trajes, alfaias, transportes agrícolas, ferramentas, loiças e outros objectos recolhidos, ao longo de cerca de 30 anos, pelo Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”. O senhor que dá o nome a este núcleo foi um dos seus fundadores, daí a homenagem. Além disso, tem outras opções de visita que não vai querer perder, tais como a Sala da Vida da Coletividade e a Sala de Troféus.

Morada: Rua da Capela, 1 - Bemposta 

Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 23h | sábados e domingos, das 13h às 23h

 

MUSEU DA ELETRICIDADE

O Museu da Eletricidade localiza-se na antiga central termoeléctrica “Central Tejo”, responsável pela iluminação da capital durante mais de 40 anos. Abriu como museu em 1990, no entanto, sofreu algumas remodelações e, em 2006, reabriu em todo o seu esplendor. Hoje é uma referência da museologia nacional pela interactividade, pela diferenciação no tipo de atividades que desenvolve, especialmente para os mais pequenos e, também, pelos eventos que promove. Aqui vai poder perceber como funcionava a termoeléctrica, o ambiente de trabalho que se vivia naquela época, quais as principais fontes de energia, os cientistas mais importantes na história da evolução da produção de energia eléctrica, entre muitas outras coisas. Uma visita obrigatória na sua passagem por Lisboa!

Morada: Avenida Brasília

Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

 

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO POSTO DE COMANDO DO MFA

Este museu foi criado em 2001 pela Câmara Municipal de Odivelas. Tem como objetivo preservar e dar a conhecer ao público a memória histórica associada ao local onde se montou o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, responsável pela condução das operações militares contra o regime ditatorial que permaneceu em Portugal até 25 de Abril de 1974. Assume-se, portanto, que foi daqui que foi comandada a Revolução dos Cravos. Aqui também estiveram presos Marcelo Caetano, Silva Pais (diretor da PIDE) e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ruy Patrício. Neste museu poderá ver montada a “Sala de Operações”, que exibe rádios, telefones, transmissores, armas ou mapas, uma verdadeira recriação do contexto da Revolução.

Morada: Estrada da Pontinha, Quartel

Horário: visitas sujeitas a marcação prévia através do 219 320 800

 

MUSEU COLEÇÃO BERARDO

O Museu Coleção Berardo encontra-se dentro das instalações do Centro Cultural de Belém (CCB), no entanto, estas são instituições completamente diferentes. Neste museu poderá encontrar programação no âmbito da arte moderna e contemporânea, com mais de 70 tendências artísticas, num acervo de mais de 900 obras de autores tão variados como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Max Ernst, Piet Mondrian, Joan Miró, entre muitos, muitos outros.

Morada: Praça do Império

Horário: sábados todo o dia

 

SOBRE A CÁTIA RODRIGUES

Sesimbrense, profissional do turismo e apaixonada por Portugal, a sua história e a sua cultura. Tem vindo a atuar no ramo da formação profissional e do atendimento ao cliente. Nos seus tempos livres gosta de ler livros e ver filmes inspiradores, nadar e passear à beira-mar. Escrever é, tão e só, a forma que encontrou de aliar tudo aquilo que mais ama. Podem encontrá-la no LinkedIn.

 

 

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool