Para descobrir o artista que há em si | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LisboaCool_Blog_Para descobrir o artista que há em si

Para descobrir o artista que há em si

Para que cada um descubra o artista que há em si, o Museu do Oriente lança o desafio nos três workshops que organiza durante os meses de Maio e Junho e que ensinam as artes da cerâmica, da pintura com aguarela e da dobragem de papel.

“Criar uma máscara” é o objectivo do workshop de cerâmica que decorre em quatro sessões, nos dias 4, 18 e 25 de Maio, e 1 de Junho. Sem necessitarem de qualquer experiência ou pré-requisito técnico, os participantes têm a oportunidade de aprender a modelar, com barro, duas máscaras segundo a técnica de cerâmica lastra mas com acabamentos distintos: com englobe (pasta cerâmica) e com vidrado. Para se inspirarem, no primeiro encontro vão poder explorar as máscaras do Museu do Oriente, em exposição e nas reservas.

Para quem aprecia as experiências ao ar livre realiza-se, a 4 e 12 de Maio, o workshop “Aguarela ao vivo no exterior”, em que será possível pintar e perceber que, melhor do que pintar a aguarela, é pintar aguarela em contacto direto com o objecto que, neste caso, é a paisagem.

As traseiras do Museu do Oriente são o tema principal, onde vistas para as Docas e a Marina permitem ter barcos e veleiros como objecto de estudo. É a pintar no local que se aprende a resumir e a sintetizar uma composição, pois existem muitos fatores que a isso obrigam, tais como visibilidade, tempo, factores meteorológicos, e é esta a experiência que se pretende transmitir aos participantes.

A encerrar esta jornada artística, decorre no dia 18 de Maio um workshop de “Construção de balão japonês – Kamifusen”, um objecto de formato quadrado feito em papel que resulta de um conjunto de dobragens simples, insufla-se com o sopro e retém o ar, até ser de novo espalmado.

Depois de verem alguns exemplos originais, os participantes são desafiados a construir dez balões de diferentes tamanhos, a partir de um kit de papéis de origami e outros que reproduzem padrões decorativos japoneses. Segue-se uma breve iniciação ao sopro, que permite encher os balões e, por fim, a construção de uma embalagem em origami, concebida de propósito para transportar estas peças decorativas, lúdicas e reutilizáveis.

*Fotografia: Museu do Oriente.

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool