Onde provar os Sabores de Portugal em Lisboa? | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LisboaCool_Blog_Onde provar os Sabores de Portugal em Lisboa?

Onde provar os Sabores de Portugal em Lisboa?

*Fotografia: Felix Kolthoff

Portugal tem uma gastronomia extremamente rica, elogiada nos quatro cantos do mundo. De Norte a Sul, os sabores portugueses apresentam o melhor que as regiões têm para oferecer e encantam todos os que os provam – não há como ficar indiferente!

Felizmente, é com orgulho que podemos dizer também que os sabores de Portugal estão bem representados em Lisboa e que nesta cidade consegue encontrar as delícias de vários pontos do país. Na cidade das sete colinas, encontramos espaços que nos apresentam o melhor de diferentes regiões e não podíamos deixar de os partilhar consigo (até porque os sabores portugueses são sempre vencedores e esta pode ser uma boa forma de aguçar a vontade de conhecer outras partes do país).

*Fotografia: Nik Guiney

 

Mercearia Criativa

A Mercearia Criativa nasceu com o objetivo de criar uma mercearia portuguesa recheada de produtos oriundos de pequenos produtores, preferencialmente biológicos, e cumpre esse desejo dia após dia. Aqui há um trabalho de investigação e de prova, e apenas o que se gosta é disponibilizado, o que significa que apenas os melhores produtos lhe são apresentados.

Uma viagem pelo país, sem sair de Lisboa, tem de passar, obrigatoriamente, pela Mercearia Criativa (até porque há tanto para descobrir!). O pão do Alentejo, as cerejas do Fundão, as queijadinhas de Vendas Novas, os vinhos do Douro… não há como sair daqui de mãos a abanar – com a vantagem de que pode provar, aqui mesmo, os sabores de Portugal!

Morada: Avenida Guerra Junqueiro, 4A | 1000-167 Lisboa

Contacto: [email protected] | 218 485 198 | http://www.merceariacriativa.com

Horário: De segunda-feira a sábado, das 10h00 às 20h00.

 

By the Wine – José Maria da Fonseca

O conceito do By The Wine – José Maria da Fonseca convida a conversas que se prolongam sem que se repare na passagem das horas – este é o bar perfeito para um convívio ao final da tarde, depois de um dia de trabalho ou até para beber um copo depois de jantar.

Aqui encontra vinhos exclusivamente nacionais e a sua qualidade é inegável. Para melhorar a experiência, só mesmo a possibilidade de os acompanhar com os petiscos que se partilham entre conversas. As opções gastronómicas são muitas – e estão em sintonia com o ambiente descontraído do By The Wine -, mas não podemos de destacar as tábuas de queijos e o pão artesanal algarvio.

Morada: Rua das Flores 41- 43 | 1200-193 Lisboa

Contacto: [email protected] | 21 342 0319 | http://bythewine.pt/

Horário: De terça-feira a domingo, das 12h00 às 24h00.

 

Fábrica da Nata

Visitar Portugal e não comer um Pastel de Nata pode ser considerado crime! Bem, talvez não um crime, mas sem dúvida que é um erro do qual se irá arrepender no regresso a casa. Assim – e porque não queremos que haja arrependimentos – não podemos deixar de sugerir uma paragem na Fábrica da Nata, onde o herói é o tradicional Pastel de Nata.

A massa estaladiça e o creme de ovos ainda morno, polvilhado com açúcar e canela… não dá para resistir! Certamente não vai conseguir ficar por um, pelo que sugerimos que o acompanhe com um vinho do Porto – uma combinação genuinamente portuguesa – e que desfrute do espaço. Uma pausa neste edifício centenário, acolhedor e confortável, onde pode assistir à confeção destes doces portugueses, é obrigatória!

Morada1: Rua Augusta, 275A | 1100-052 Lisboa

Morada2: Praça dos Restauradores, 62-68 | 1250-110 Lisboa

Contacto: 211 325 435 | https://www.fabricadanata.com/

Horário: Todos os dias, das 08h00 às 23h00.

 

O'live by Oliveira da Serra

Um dos ingredientes que está sempre presente nas casas lusitanas é, sem qualquer dúvida, o azeite. Portugal é um dos maiores (e melhores) produtores de azeite, pelo que este produto acaba por ser essencial quando queremos reunir os sabores do país. Assim, uma visita à O’live by Oliveira da Serra é imprescindível!

A O’live by Oliveira da Serra é um espaço único onde o azeite português se assume como o protagonista de uma viagem pela história e tradição desta cultura em Portugal. Os produtos são tão diversos como imagina. A loja O’live by Oliveira da Serra apresenta uma vasta gama de produtos que incluem azeites virgem extra, azeites aromatizados, vinagres (desde os mais tradicionais – vinho branco, vinho tinto e balsâmico de modena – aos mais surpreendentes – figo, pêra rocha, maçã e tomate), ervas aromáticas de produção biológica, bombons de chocolate com azeite, velas produzidas a partir de azeites recuperados (100% sustentáveis), entre outras novidades. Não perca!

Morada: Rua da Prata, 237 | 1100-417 Lisboa

Contacto: [email protected] | 910 359 655 | http://oliveiradaserra.pt

Horário: Todos os dias, das 10h00 às 19h00.

 

Casa do Alentejo

Os sabores do Alentejo estão na Casa do Alentejo, pois claro, e recomendamos este espaço porque é mais do que um restaurante. A Casa do Alentejo tem um papel importante no que diz respeito à cultura e ao associativismo, e aqui encontra não só um restaurante – com os sabores alentejanos de excelência, obviamente – mas também uma taberna - com petiscos do Alentejo -, uma biblioteca e diferentes eventos que destacam esta região do Sul de Portugal.

Se, para além dos sabores alentejanos, é fã de arquitetura, vai ainda gostar de saber que a Casa do Alentejo está localizada num Palácio construído nos finais do século XVII, que pertenceu a uma família aristocrática. Sofreu algumas obras e alterações, mas a sua essência manteve-se: aqui encontra um pouco da História de Portugal.

Morada: Rua das Portas de Santo Antão, 58 | 1150-268 Lisboa

Contacto: [email protected] | 213 405 140 | http://www.casadoalentejo.com.pt/

 

Palácio da Ginja Portuguesa

A ginja portuguesa faz sucesso onde quer que esteja… sobretudo quando é servida da forma tradicional, em copinhos de chocolate que se podem comer no final! Este é mais um produto icónico português, e não fazia sentido não recomendar um dos locais onde o pode encontrar, em Lisboa: o Palácio da Ginja, que homenageia a ginjinha de Alcobaça como ninguém.

O Palácio recebe os seus visitantes com requinte, elegância e a certeza de que todos ficarão a saber um pouco mais sobre a ginja portuguesa, que nasceu entre os nobres mas que rapidamente foi adotada pelo povo. Aqui, as embalagens representam uma região de Portugal (a vermelha, por exemplo, representa Lisboa) e a ginja é realmente a estrela do espaço – na sua versão mais tradicional ou nas novidades que têm surgido!

Morada: Rua da Prata, 223 | 1100-619 Lisboa

Contacto: [email protected] | 211 500 915 | https://www.palaciodaginja.pt/

Horário: Todos os dias, das 10h00 às 19h00.

 

Empório do Chá

Uma das coisas que muita gente não sabe é que Portugal é um produtor exímio de chá. Os Açores são, por excelência, o local onde é possível visitar as plantações e conhecer todo o processo – já ouviu falar no Chá Gorreana? É possível descobri-lo no Empório do Chá, em Lisboa!

Ainda que este espaço reúna referências nacionais e internacionais – há cerca de 300 variedades de chá e infusões! -, não sendo um espaço exclusivamente dedicado a produtos portugueses, não podíamos deixar de o referir. No Empório do Chá poderá descobrir os chás e infusões lusitanas, para além de poder usufruir de uma refeição leve caseira ou pedir alguns bolinhos (também eles caseiros) para uma experiência mais saborosa. Este é também um bom local para comprar presentes, pois todos os acessórios podem ser aqui adquiridos, assim como as variedades de chá, que podem ser consumidas na loja ou compradas ao peso.

Morada: Avenida de Paris, 17A | 1000-191 Lisboa

Contacto: [email protected] | 21 191 1941 | http://www.emporiodocha.com/

Horário: De segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 19h00. Sábado das 12h00 às 19h00.

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool