Filmes de Bollywood no Museu do Oriente | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LisboaCool_Blog_Filmes de Bollywood no Museu do Oriente

Filmes de Bollywood no Museu do Oriente

Os Filmes de Bollywood continuam em exibição no Museu do Oriente nos próximos domingos, dias 18 e 25 de Agosto, às 18h00, com o romance “Prem Ratan Dhan Payo” (2015) [Encontrei um tesouro chamado Amor] e o drama “Stanley Ka Dabba” (2011) [A Lancheira de Stanley], em sessões de entrada gratuita.

“Prem Ratan Dhan Payo” (2015) [Encontrei um tesouro chamado Amor] é o típico romance de Bollywood, marcado por peripécias e desencontros. A história começa com uma tentativa de assassinato perpetrada pelo meio-irmão de Yuvraj Vijay Singh, o príncipe de Pritampur, mesmo antes da sua coroação, deixando-o em coma. O príncipe é então escondido pelos seus súbditos fiéis que, entrementes, encontram Prem Dilwale, que se assemelha muito ao príncipe, e a quem é pedido que tome o lugar deste até à sua recuperação. Mas, como tantas vezes acontece, o amor surge para perturbar até os planos mais bem traçados. Destaque para a prestação do actor Salman Khan, que se desdobra num papel duplo.

A encerrar este ciclo de cinema, “Stanley Ka Dabba” (2011) [A Lancheira de Stanley], de Amole Gupte, conta a história de Stanley, o rapaz mais popular da 4ª classe. Os seus amigos querem-no constantemente por perto e partilham os seus almoços com ele de forma entusiástica, uma vez que não traz almoço de casa. O seu pior pesadelo é o professor de Hindi, o Sr. Verma, um glutão compulsivo que está sempre de olho nas lancheiras dos alunos. Um dia, por despeito, o Sr. Verma proíbe Stanley de entrar na escola a menos que traga a sua própria lancheira. É a partir deste incidente e do seu impacto em Stanley, nos seus amigos e professores, que se desenrola este filme comovedor e emocionante. A personagem de Stanley é desempenhada pelo filho do realizador, Partho Gupte, cuja interpretação lhe valeu o prémio de Melhor Actor no Schlingel International Film Festival, em Chemnitz, Alemanha.

A iniciativa "Filmes de Bollywood" é co-organizado pela Fundação Oriente e a Embaixada da Índia. Todos os filmes são legendados em inglês e as sessões são gratuitas.

*Fotografias cedidas pelo Museu do Oriente.

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool