5 Segredos bem guardados pelos Alfacinhas | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

5 Segredos bem guardados pelos Alfacinhas

Quando só há alface para comer, reservadas as carnes aos luxos da corte real, nascem os Alfacinhas. E deles, nasceu uma Lisboa cheia de lendas e segredos! A cidade do momento nunca deixa de surpreender e é por isso que lhe trazemos 5 dos saberes e fazeres mais fora do radar.

 

Alfama e São Vicente, a aldeia no coração da cidade.

É o bairro mais antigo de Lisboa e o segundo mais antigo de toda a Europa, de origem no árabe Al-Hamma, “nascente de água quente”. Sim, Alfama era uma região de banhos termais até ao século XX!

Há quem diga que a melhor vista do bairro está no Miradouro das Portas do Sol, mas isso é porque nunca foram ao seu vizinho, o Mosteiro de S. Vicente. Tem uma entrada que pode passar despercebida, mas que merece todo o seu tempo. Devo ter tirado um zilião de fotos da primeira vez que lá estive. Não porque seja muito vaidosa (talvez um pouco) mas porque a vista entre sinos do terraço para a cidade é verdadeiramente apaixonante, de todos os ângulos e luzes. Até ao topo, deslumbre-se nos pátios solenes do Mosteiro e na galeria de histórias contadas a azulejo.

A 5 minutos daí, pelo caminho da Voz do Operário, encontrará o antigo Miradouro da Graça, outra vista cheia de alma.

 

Montes de Miradouros, Miradouros dos Montes

Se leu a sugestão acima e a seguiu, então vai querer um sítio onde estar para apreciar uma bela vista à noite. Vamos então supor que para cima, tem duas opções. O ângulo de visão para a cidade é o mesmo em cada, mas a diferentes alturas e amplitudes.

Se quiser ficar mais pertinho, sem ter de sair da Graça encontra logo o Miradouro da Senhora do Monte com uma paisagem digna de postal – não por acaso, serve de muitos postais. O Castelo São Jorge, a baixa e o Tejo são o que mais salta à vista.

O que não sabia ainda sobre este miradouro? Foi aqui que o Sr. Conquistador D. Afonso Henriques se instalou para tomar posse de Lisboa! Na Ermida de Nossa Senhora do Monte, lá construída já em 1147 em honra de São Gens de Lisboa, está uma cadeira de pedra – reza a lenda – que protege a gravidez de qualquer gestante que nela se sente. Não custa tentar, pelo menos.

Se as suas pernocas ainda tiverem pilhas, sugerimos uma pequena caminhada até outro monte – este parece mais monte ainda pela vegetação em redor – o Miradouro do Monte Agudo, o segredo dos Anjos (isto é, do bairro dos Anjos). Os desenhos em azulejo não fazem justiça à beleza desta panorâmica da cidade, mais ainda iluminada à noite. Aqui pode parar um pouco mais, porque a sua caminhada merece uma imperial.
Saiba mais aqui: https://lisboacool.com/visitar/miradouro-monte-agudo-escape-citadino

 

Alentejanos e Apostadores

Se sabe os cantos à Casa destes alentejanos é porque leva a sério a arte do "turistar" e não se deixou levar pelos muitos empregados de mesa que o chamam na rua. Com uma entrada tão esguia que a esconde, é o seu interior que nos surpreende. É grande em tamanho e em alma, tão portuguesa como marroquina.

O que talvez não saiba é que, no início do século passado, este espaço era o antigo casino Majestic Club, também chamado Monumental, um dos poucos locais onde a classe alta dos portugueses experimentava cocaína e absinto pela primeira vez. Aqui, a sorte e a dança andavam lado a lado até os Alentejanos conquistarem o terreno com os seus vinhos e queijos fabulosos.

Uma divisão que tem de visitar - mesmo que não sinta necessidade, passo o eufemismo - são as casas de banho clássicas ao estilo dos anos 20.

 

Resvés Campo de Ourique

Sabe a origem desta expressão popular, que nos vem à cabeça quando nos safamos à risca? Campo de Ourique, hoje um dos bairros mais catitas de Lisboa, foi a única zona de Lisboa que saiu ilesa depois do desastroso terramoto de 1755! Hoje pode passear pelos simpáticos cafés, boutiques e casinhas de Campo de Ourique descansado e sem pensar que o resto da cidade possa estar a tremer. Muito perto pode até encontrar o bairro da Estrela, com um jardim feito para passeios matinais e uma Basílica de fazer cair o queixo. E uma dica – há um miradouro panorâmico no topo da Basílica que não pode perder!

 

O Azul Marquês

Acabamos com um excelente truque de cuidado doméstico. Não sei se já visitou o Palácio dos Marqueses da Fronteira, na beira de Monsanto, mas para saber exatamente como aplicar este truque terá de ir. Também poderá querer ir para admirar a História e beleza que esta construção ainda hoje tão bem preserva e conta nas pinturas das suas paredes, mas é no seu jardim de estilo romântico italiano, lindíssimo e tão bem cuidado e pensado que vai revolucionar a sua relação com … moscas.

Sabe quando está muito bem sentado num dia quente de verão, talvez com um livro numa mão, um petisco na outra... e as moscas não o largam? Um método infalível para não se chatear com elas já os Marqueses tinham descoberto há muito tempo! Isto porque o seu jardim denso e as águas habitadas por peixinhos, atraíam muitas moscas. O segredo? Cor. Os bancos do jardim são encostados a um muro alto. Depois de pintarem o muro num azul forte, aquele azul específico, constataram que as moscas são sensíveis àquele tom e repelidas por ele, não se aproximando de quem está tranquilamente sentado no jardim.

*Fotografias: Carolina Correia.

 

SOBRE A CAROLINA CORREIA

Criativa de dia e Yogi à noite. Apaixonada pelas ruas, pessoas, casas, cheiros e sabores de Lisboa! A Carolina é a aquela pessoa que nunca se cala sobre como Lisboa é linda, colorida, fantástica, diversificada, radiante, mágica... estão a ver onde onde queremos chegar? Acompanhem os seus passeios pela cidade no Instagram.

 

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool