4 Iniciativas que ajudam a combater o desperdício alimentar | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LC_Blog_4 Iniciativas que ajudam a combater o desperdício alimentar

4 Iniciativas que ajudam a combater o desperdício alimentar

Estima-se que, em Portugal o desperdício alimentar seja de mais de 1 milhão de toneladas por ano e temos assistido a um movimento maravilhoso contra este flagelo. Enquanto 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, em Portugal estamos a desperdiçar toneladas de comida em casa, no trabalho e durante todo o processo de produção e distribuição.

Todos os dias surgem novas receitas que permitem aproveitar alimentos que seriam descartados sem estas sugestões, novas formas de preservar ingredientes (sem aumentar os custos) e, claro, diferentes iniciativas que convidam restaurantes e população em geral a aderir a este movimento.

Se quer associar-se a esta causa, ajudar a combater o desperdício alimentar em Portugal, e ainda poupar algum dinheiro ao optar por refeições prontas, estas são as aplicações que deve instalar no seu smartphone (e utilizar com frequência)!

 

To Good To Go

Fotografia: Too Good To Go

A missão da Too Good To Go não podia ser mais clara: acabar com o desperdício alimentar! Esta app reduz o desperdício alimentar, dando, por um lado, oportunidade aos estabelecimentos de vender comida que está em ótimo estado para ser consumida e, por outro lado, ao utilizador final, a oportunidade de consumir refeições e alimentos de forma consciente e saborosa. Ambos contribuindo para um mundo mais sustentável. É benéfico para os estabelecimentos porque é uma nova fonte de lucro, e também para o consumidor, pois permite um consumo consciente. Sem esquecer o meio ambiente, que também fica a ganhar, claro!

 

Phenix

Fotografia: Phenix Portugal

Na Phenix também se acredita que os excedentes podem encontrar uma segunda vida, evitando o seu desperdício. E quem disse que temos que gastar muito dinheiro para consumir com responsabilidade? A Phenix prova que não.

Basta descarregar a aplicação, escolher uma loja e um tipo de cesto (vegetariano, orgânico…), fazer o pagamento (e ganhar pontos!) e recolher o cesto escolhido no local combinado, à hora indicada.

 

Fruta Feia

Fotografia: Fruta Feia

Sabia que cerca de metade da comida produzida no mundo cada ano vai para o lixo? Os motivos para este desperdício são vários e ocorrem ao longo de toda a cadeia agroalimentar, mas uma das razões para isto acontecer é a preferência dos canais habituais de distribuição por frutas e legumes “perfeitos” em termos de formato, cor e calibre, que acaba por restringir o consumo aos alimentos que respeitam determinadas normas estéticas. Esta exigência resulta num desperdício de cerca de 30% do que é produzido pelos agricultores na Europa.

A cooperativa Fruta Feia surgiu para inverter tais tendências e criou um mercado alternativo para a fruta e hortaliças “feias”, que são vendidas a um preço mais simpático e que estão em ótimas condições para serem consumidas. A Fruta Feia combate o desperdício alimentar levando fruta e legumes “feios” até si. Não é uma boa ideia?

 

Refood

Imagem: Refood

A fórmula Refood é bastante simples: os voluntários recolhem os desperdícios e sobras em restaurantes, mercados, cafés, pastelarias, supermercados e afins, separam, organizam e distribuem diariamente pelas famílias que mais precisam. Sem fins lucrativos, sobrevivendo através dos donativos e gerando um impacto positivo na comunidade.

Esta é uma iniciativa solidária, que não só ajuda a combater o desperdício alimentar, como ajuda quem mais precisa e une a comunidade em redor de um movimento de apoio aos mais necessitados!

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool