Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Museu Banco Portugal e Muralha D. Dinis

A história de Lisboa ao vivo

Esta é uma oportunidade única de ver e sentir um pouco da história de Lisboa pelos seus próprios olhos, com 2 locais a não perder: a Igreja de São Julião, onde atualmente se situa o Museu do Banco de Portugal, que acolhe diversas exposições distintas, e a muralha de D. Dinis.

Depois do terramoto de 1755, a Igreja de S. Julião foi mudada para este local, oriunda do cruzamento da Rua de S. Julião com a Rua Augusta. Mesmo por baixo, no subsolo, encontra-se a Muralha de D. Dinis, atualmente descoberta, depois das obras de reabilitação da sede do banco.

Esta muralha foi mandada construir no séc. XIII, com o intuito de defender pessoas e bens de ataques vindos do mar na zona ribeirinha da cidade. Mas, em 1755, o Terramoto de Lisboa danificou quase por completo a estrutura, que permaneceu soterrada mais de 250 anos. Em 2010, escavações arqueológicas realizadas durante a remodelação da sede do Banco de Portugal trouxeram o monumento de novo à luz do dia.

Ao visitar esta muralha irá compreender o modo como esta estrutura defensiva influenciou posteriormente o urbanismo da capital.
Poderá ver 3 marcas na parede, relativas a 3 momentos que o urbanismo da cidade já teve desde o séc. XIII até aos dias de hoje.

Neste espaço terá uma experiência sensorial fantástica, entrando num ambiente que nos transporta para a época, e num subsolo onde os sons, as imagens e todos os sentidos são colocados à prova, numa experiência única. Para sentir, o melhor é visitar, afinal a entrada é gratuita!

Horário

Qua - Sab: 10:00 - 18:00 | Encerrado: 25 Dez, 1 Jan e 1 Mai