Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Mosteiro de Jerónimos

uma viagem até à época dos descobrimentos

Construído no início do século XVI, o Mosteiro de Jerónimos é considerado uma verdadeira obra-prima da arquitetura portuguesa e um convite irrecusável para uma viagem até à época dos descobrimentos. Prepare-se e boa viagem!

Para dar ênfase ao importante papel das descobertas portuguesas, o Rei D. Manuel I, após subir ao trono decidiu construir um enorme monumento que pudesse representar menções a essa gloriosa era.

O mosteiro foi doado aos monges Jerónimos, por isso, a edificação procurou ser um espaço de tranquilidade onde os monges ali hospedados pudessem realizar as orações dirigidas à alma do Rei e ao êxito dos marinheiros nas suas longas temporadas no mar à descoberta de novos mundos.

O mosteiro, por ter sido construído no período do Rei D. Manuel I, constitui o mais frisante exemplo do estilo manuelino, que é uma combinação do estilo gótico e renascentista, junto de símbolos portugueses nacionais e religiosos, motivos náuticos, plantas e animais exóticos, entre outros pormenores eternizados em pedras que transformam esta arquitetura num estilo verdadeiramente único.

O conjunto religioso do mosteiro conserva, para além de uma Igreja onde estão sepultadas figuras importantes da história de Portugal, como o Rei D. Manuel I e Vasco da Gama, grande parte das dependências conventuais que eram destinados aos monges.

Os espaços são magníficos, nós sabemos! A arquitetura do Mosteiro de Jerónimos impressiona até aqueles menos atentos aos detalhes históricos e os seus significados. São paisagens tão arrebatadoras que não deixam ninguém indiferente!

Dica Cool: por norma, o Mosteiro de Jerónimos celebrava uma missa antes dos marinheiros partirem à conquista dos novos mundos. Se quer sentir-se parte deste cenário histórico, pode participar numa missa de domingo na Igreja, onde o coro costuma estar presente, tornando a celebração ainda mais envolvente. Depois de mergulhar nesta tradição, sentir-se-á motivado a descobrir ainda mais a história de Lisboa e de Portugal.

Horário

Out – Abr: 10:00 – 17:30
Mai – Set: 10:00 – 18:30
Encerrado: Segunda-feira, 1 Jan, domingo de Páscoa, 1 Mai, 13 Jun e 25 Dez