Padrão dos Descobrimentos | Lisboa Cool
Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Padrão dos Descobrimentos

uma homenagem às conquistas marítimas de Portugal

A expansão marítima portuguesa não poderia ficar despercebida na história do país. Foram tantos os descobrimentos e conquistas realizadas pelos portugueses, entre 1415 e 1543, que a “Era dos Descobrimentos europeus” não só impulsionou a procura de rotas alternativas para o comércio no Mediterrâneo, como também contribuiu para os avanços da tecnologia náutica, cartografia e astronomia, desenvolvendo os primeiros navios capazes de navegar em segurança pelo mar aberto, ajudando essencialmente a delinear o mapa do mundo, tal como o vemos hoje.

Portugal tem um passado glorioso, não é verdade? Para imortalizar a memória dos tempos que marcaram a história da expansão marítima portuguesa e da presença lusa no mundo inteiro, foi construído um monumento que exalta as descobertas e conquistas: o Padrão dos Descobrimentos.

O Padrão dos Descobrimentos é uma obra moderna de estilo sóbrio e com preciosos detalhes artísticos. A sua forma é a de uma caravela estilizada e esculpidos ao redor estão alguns dos maiores navegadores e personalidades importantes da época, como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e o poeta Luís de Camões. No topo do monumento destaca-se a imagem do grande impulsionador das descobertas, o Infante D. Henrique a segurar uma caravela em miniatura e a observar o Tejo, invocando a vontade de explorar o novo mundo.

Na entrada para o Padrão dos Descobrimentos está desenhada no chão uma Rosa-dos-Ventos que foi um presente da República da África do Sul para valorizar o conjunto patrimonial que Portugal alcançou. A Rosa-dos-Ventos mostra o mapa do mundo e as rotas mais importantes, assim como os respetivos anos em que foram realizadas as descobertas pelos portugueses nos séculos XV e XVI.

A história das descobertas está marcada para sempre na cultura de Portugal. Visitar o Padrão dos Descobrimentos é sentir-se motivado para atravessar as fronteiras e descobrir novos mundos além do mar.

Dica Cool: o melhor sítio para se ter uma visão geral da Rosa-dos-Ventos é no miradouro do Padrão dos Descobrimentos, para além de encantar-se com uma magnífica panorâmica do Rio Tejo abraçando Lisboa e a zona de Belém. A vista que se tem do alto modifica-se conforme o dia avança, pois a sombra das estátuas surgem no mapa à medida que o sol muda de posição, sem esquecer a variação das cores do resto que se avista.

Horário

Mar – Set: Todos os dias: 10:00 –19:00
Out – Fev: Ter - Dom: 10:00 - 18:00 | Encerrado: Segunda-feira, 1 Jan, 1 Mai e 25 Dez