Museu do Oriente | Lisboa Cool
Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Museu do Oriente

a relação de Portugal com a Ásia

Na zona de Alcântara, num armazém portuário dos anos 40, situa-se o Museu do Oriente. Portugal sempre teve uma forte ligação com o Oriente e este é um museu dedicado à divulgação e à preservação desta forte ligação.

Aqui está representada toda a história da forte presença portuguesa na Ásia, incluindo a época em que Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia.

Nos pisos 1 e 2 encontra duas exposições permanentes. A primeira é sobre a Presença Portuguesa na Ásia, constituída por mais de um milhar de objetos artísticos e documentais. A segunda é a coleção Kwok On, fruto da doação da Association du Musée Kwok On de Paris, e conta com mais de 13 000 peças, sendo considerado um dos espólios mais importantes sobre as artes performativas populares e das grandes mitologias e religiões da Ásia.

O museu está disposto cronologicamente e por zonas na construção da relação de Portugal com o Oriente. O piso 0 recebe as exposições temporárias, também estas sempre ligadas à cultura Oriental.

Para além das exposições, o Museu também apresenta outros espaços como: um auditório, um centro de reuniões, um centro de documentação, uma loja, uma cafetaria e um restaurante no último piso, que não pode perder para admirar a vista sobre o Rio Tejo.

Horário

Ter - Dom: 10:00 - 18:00 | Sexta: 18:00 - 22:00 | Encerrado: 25 Dez e 1 Jan