visitar > museus e galerias
Museu Nacional do Traje
Ligeiramente afastado do centro de Lisboa, no Palácio Angeja-Palmela, o Museu Nacional do Traje foi criado em 1976 e reúne uma extraordinária coleção de roupas e acessórios desde o século XVIII à atualidade.
O espólio do Museu Nacional do Traje, que resulta maioritariamente de doações, inclui coleções de traje civil, nacional e internacional e respetivos acessórios, bem como tecidos, equipamento de produção e mobiliário, bonecas de época e até pinturas. Na verdade, mais de 90% do acervo do Museu Nacional do Traje – aproximadamente 38 mil peças – provém de doações, pelo que estas peças acabam por contar a história de muitas famílias europeias.
Ao longo da visita, organizada de forma cronológica pelas diversas salas, é possível compreender as ocupações e estilos de vida de quem vestia, outrora, aquelas roupas e utilizava aqueles acessórios. A evolução da forma de vestir está bem presente, sendo que o foco está, sobretudo, no modo de vestir daqueles que detinham mais poder na sociedade – os aristocratas e os burgueses. A par disso, é possível descobrir as variações dos trajes mais tradicionais e, para além do traje feminino, masculino e infantil, há uma coleção de roupa interior representativa dos séculos XIX e XX.
A visita ao Museu Nacional do Traje faz-se com calma, em família, até porque tanto os mais pequeninos como os adultos de diferentes gerações vão ficar fascinados com a aula de história, que se proporciona através dos objetos de quotidiano que já não encontramos nas montras atualmente.
O Palácio tem muito para conhecer: sendo um bom exemplo da arquitetura pombalina, este palacete retrata as artes e ciências a que as famílias se dedicavam. Assim, vai gostar de conhecer o Jardim Botânico de 11 hectares que destaca o gosto pela botânica dos antigos inquilinos.
Dica Cool: A poucos passos de distância, encontra o Museu Nacional do Teatro e da Dança, que também merece uma visita. Tendo em conta a sua dimensão, é possível visitar ambos numa manhã – não perca essa oportunidade!
Contacto
Horário
De terça-feira a domingo: das 10h00 às 18h00.