visitar > museus e galerias
Museu Nacional do Azulejo
Quer viva ou não em Lisboa,deve visitar este museu com olhos de sentir, e perceber que a história portuguesa está retratada neste espaço com muito amor e admiração.
Aqui não encontrará apenas azulejos, mas também exposições temporárias como a do contemporâneo Miquel Barceló, entre outras.
Helena Miranda teve a amabilidade de nos fazer uma visita guiada, a qual nos fascinou, por todo o contexto e pela informação desconhecida até então. Desde o primeiro contacto com o que foram os primeiros azulejos portugueses, até à atualidade, tudo indica que o azulejo passou de arte decorativa a arte contemporânea, e que atualmente volta a ser fonte de status social.
Afinal, a época alta do azulejo durou apenas alguns anos, mas o estilo acompanhou sempre o poder económico que Portugal vivia.
Os azulejos serviram para decorar altares, mapearam cidades, deram status aos que mais tinham e foram palco de sátira política e social.
São portugueses e merecem que conheçamos a sua história, pois eles contam a nossa… por isso e muito mais, este é um local imperdível.
Contacto
Horário
Ter - Dom: 10:00 - 18:00 | Encerrado: Dom de Páscoa e feriados do Ano Novo, 1º de Mai e 25 de Dez