Museu da Marioneta | Lisboa Cool
Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Museu da Marioneta

Um Museu que conta Histórias

A cidade é a de Lisboa, o Bairro é o da Madragoa, o edifício é o Convento das Bernardas e a história é a das marionetas. Criado em 1987, pela Companhia de Marionetas de São Lourenço, o Museu da Marioneta é o primeiro museu dedicado à história e à divulgação do teatro das marionetas em Portugal.

Inserido num edifício tão marcante quanto o Convento das Bernardas, o Museu da Marioneta de Lisboa é um local que pode, e deve, ser visitado por todos os públicos, independentemente da idade. As obras de renovação que sofreu em 2008 deixaram o edifício mais habilitado e com melhores condições, bem como mais rico na amostra cultural que apresenta. A sua coleção está organizada em vários núcleos que permitem aos visitantes conhecer a história e as origens das marionetas, e conta com diversas tipologias de máscaras e marionetas, ilustrativas de várias formas de manipulação. A exposição permanente conta com marionetas dos quatro cantos do mundo - incluíndo peças da índia, China, Birmânia, Vietname, Tailândia, Indonésia, África, Brasil, México, vários países da Europa e Portugal - num total de mais de 1000 peças, nas quais se incluem também adereços, exemplares de maquinaria de cena e até teatros de cena.

Entrar no Museu da Marioneta é fazer uma viagem no tempo que nos transporta desde as tradições mais remotas do teatro de máscaras até aos tempos atuais com marionetas mais modernas. Um espaço contemporâneo e inovador, o Museu da Marioneta acolhe exposições temporárias e diversos espetáculos, e procura apoiar festivais da área de forma a difundir o conhecimento e aprendizagem da área. Com um leque de serviços educacionais bem consolidados, há uma série de atividades que pode fazer com os seus amigos ou a sua família, aliando a diversão à vertente mais lúdica da cultura do teatro, sendo que o Museu promove visitas guiadas e ateliers para escolas, bem como workshops para adultos.

A sua missão, além de promover a cultura do teatro de marionetas, é a de recolher, conservar, investigar e divulgar esta arte. Mantenha-se atento, o espetáculo já começou e não vai querer perdê-lo!

Dica Cool: Esteja atento às exposições temporárias que o Museu da Marioneta recebe!

Horário

De terça-feira a domingo: das 10h00 às 18h00.