visitar > museus e galerias
Museu do Fado
Abriu ao público em 1998 e desde então celebra o Fado como símbolo de Lisboa, o seu papel na afirmação da identidade cultural portuguesa e a sua importância como fonte de inspiração. O Museu do Fado leva-nos numa viagem pela cultura, pela tradição e pela história lusitana, promovendo o conhecimento relacionado com esta expressão musical sem nunca esquecer o sentimento que lhe está associado.
A exposição permanente do Museu do Fado é uma homenagem à música, aos compositores e aos fadistas que divulgam esta forma de arte. Ao longo do percurso, somos convidados a conhecer a história do fado (desde o século XIX), os meios que o dinamizaram, a evolução da guitarra portuguesa, o ambiente típico das casas de fado e ainda os caminhos artísticos de dezenas de personalidades que levaram Portugal além-fronteiras e que apresentaram este universo fadista a novos públicos. Para além de tudo isto, o Museu retrata ainda a relação da sociedade com o fado, através de um acervo de artes plásticas.
Entre os objetos apresentados, destacam-se os instrumentos musicais, os jornais especializados, os troféus e os trajes típicos de palco, mas há também partituras e outros elementos para explorar e conhecer. Para que não restem dúvidas sobre aquilo que está a observar, existe a possibilidade de utilizar um áudio-guia, não esquecendo que cada visitante poderá fazer a visita ao seu ritmo, sem constrangimentos de tempo e sem ter que acompanhar outros visitantes ou grupos. A visita ao Museu do Fado é mesmo uma visita obrigatória para os amantes de música em todas as suas formas - ao longo de várias salas, é muito gratificante perceber o impacto da música na organização e desenvolvimento da sociedade portuguesa, por isso, explore as exposições, o auditório, e a loja, e deixe-se levar pelo fado. Esteja atento às exposições temporárias, também elas promovem a cultura e a música portuguesa e vão certamente ensinar-lhe mais do que o que pensa!
A visita ao museu tem um custo de 5€ por pessoa, sendo que existem descontos para portadores do Lisbon Card, pessoas com deficiência (que podem ser acompanhados por mais um visitante de forma gratuita), jovens (dos 13 aos 25 anos) e idosos (a partir dos 65 anos). Em alguns momentos do ano, como o Dia Internacional dos Museus, a entrada é gratuita, tal como todos os domingos até às 14h00. Não perca!
Dica Cool: Depois de conhecer a história do fado, visite a Casa-Museu de Amália Rodrigues, na Rua de São Bento. Amália foi – e ainda é – uma das maiores fadistas do mundo, pelo que visitar a sua casa é imprescindível para compreender a verdadeira importância desta arte.
Contacto
Horário
De terça-feira a domingo: das 10h00 às 18h00 (últimas admissões às 17h30).