Entrar | Registar

visitar > miradouros e jardins

Miradouro de São Pedro de Alcântara

a mais completa vista panorâmica de Lisboa

Poupou o fôlego ao subir o percurso da Baixa para o miradouro de São Pedro de Alcântara com o Elevador da Glória? Então respire fundo e guarde o fôlego para suspirar por um miradouro que está rodeado de pormenores peculiares de Lisboa.

Quer seja num percurso de dia ou de noite, disponha de algumas horas para desfrutar das vistas mais bonitas da cidade de Lisboa no miradouro de São Pedro de Alcântara. Estar lá é um convite perfeito para apreciar um jardim geométrico composto por estátuas de heróis e deuses da mitologia greco-romana, como Minerva e Ulisses; e também da mais privilegiada e completa vista panorâmica do Castelo de São Jorge e as suas muralhas, o bairro de Alfama e a Baixa.

Se é um detalhista por natureza, aproveite o telescópio do miradouro e divirta-se a apreciar os mínimos pormenores da vista como, por exemplo, o Rio Tejo e as diversas novas áreas de Lisboa como as avenidas largas, os prédios modernos e antigos com os seus mais variados tipos de telhados peculiares, a Sé Catedral, entre outras particularidades.

Se suspirar pelos pormenores de Lisboa através do miradouro o fez perder-se no meio de tantas peculiaridades, dê uma espreitadela no painel de azulejos com o mapa da cidade representado, que se encontra ao lado do telescópio. Esse painel de azulejos foi executado por Fred Kradolfer, em 1952, e está ali para facilitar a orientação, à semelhança de um mapa de Lisboa. Perfeito, não?

O miradouro de São Pedro de Alcântara não é só agradável para descansar debaixo das árvores que o compõe, sentado num dos muitos bancos confortáveis. É também um dos locais mais comuns para encontros noturnos, principalmente antes de seguir para a famosa noite do bairro Alto.

Dica Cool: lembre-se que ao fim do dia a vista do miradouro São Pedro de Alcântara ganha o encanto do por do sol e à noite, quando as luzes de Lisboa se acendem, a cidade transforma-se completamente. Na dúvida… passe sempre pelo miradouro, quer seja de dia ou de noite!

Horário