Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

 lisboa_cool_-_museus_-_casa_dos_bicos_11.jpg

Casa dos Bicos

a casa Fundação José Saramago

No bairro de Alfama pode encontrar uma das casas mais peculiares de Lisboa, inspirada na arquitetura renascentista italiana e construída no século XVI. Em 2010 recebeu a Fundação José Saramago, que pretende preservar e dar a conhecer a vida e obra do consagrado Nobel da Literatura.

Nesta casa poderá conhecer melhor o escritor José Saramago, desde a época em que traduzia livros até às obras que escreveu; um percurso que contempla algumas curiosidades pelo meio. Uma outra curiosidade sobre este local é que as cinzas de José Saramago se encontram espalhadas em frente à Casa dos Bicos, mesmo ao lado de uma oliveira.

Neste espaço existem também duas bibliotecas, uma pessoal de Saramago e outra depositada pela família do General Vasco Gonçalves, que podem ser consultadas numa perspetiva de centro de estudos e investigação.

Para além da Fundação José Saramago, aqui também pode visitar uma parte da Cerca Moura, que encontrará logo no primeiro piso. A Cerca Moura faz parte do percurso das muralhas da cidade de Lisboa que em tempos por aqui passava, e que atualmente se encontra recuperada.

Um espaço verdadeiramente único pela sua arquitetura e pela pessoa que representa. Acreditámos que a visita terminará com um sorriso ternurento por ficar a conhecer um pouco melhor o extraordinário José Saramago. E que sentirá um certo saudosismo, um sentimento tão típico dos portugueses.

Horário

Seg - Sab: 10:00 - 18:00 | Encerrado: 25 Dez e 1 Jan