visitar > museus e galerias
Atelier-Museu Júlio Pomar
Júlio Pomar foi um pintor português que experienciou diferentes épocas e contextos políticos, absorvendo influências plásticas e, ao mesmo tempo, quebrando as mesmas. Desenvolveu um conjunto de obras que foram doadas à Fundação Júlio Pomar. Estas destacam-se como uma das mais significativas expressões da criação artística portuguesa contemporânea. No Atelier-Museu Júlio Pomar atravessará os desenvolvimentos plásticos que percorrem um arco temporal, desde o neo-realismo à modernidade.
1850 é a data que dá início à história registada nas obras contemporâneas expostas no Atelier-Museu Júlio Pomar. O acervo conta com centenas de obras, há sempre uma exposição permanente e exposições temporárias de artistas nacionais ou internacionais – desde pinturas, gravuras, colagens, esculturas, desenhos, cerâmicas até assemblage. Todas com o objetivo de conservar, divulgar e aprofundar o conhecimento das obras de Júlio Pomar nos seus mais variados aspetos como, por exemplo, o estímulo à reflexão crítica e o debate em torno das artes e da cultura contemporânea.
Para além das obras de arte contemporânea, no Atelier-Museu Júlio Pomar também pode ser contemplado um acervo documental e bibliográfico, composto por livros e catálogos, artigos de jornais, entre outros registos históricos que permitem enquadrar as obras dos artistas em cada época e contexto, e assim perceber o seu impacto estético e sociocultural.
O Atelier-Museu Júlio Pomar é um sítio para ser visitado, tanto pelos entusiastas de arte contemporânea, como também por quem se interessa em conhecer mais sobre as artes e a cultura portuguesa.
Contacto
Horário
Ter – Dom: 10:00 – 13:00 | 14:00 - 18:00 | Encerrado: 1 Jan, Domingo de Páscoa e 25 Dez