Agenda | Lisboa Cool

Agenda

JustLX: Lisboa Contemporary Art Fair

Jeudi, 16 MaiVendredi, 17 MaiSamedi, 18 MaiDimanche, 19 Mai

A 2ª edição da feira “JustLX: Lisboa Contemporary Art Fair” consolida o interesse internacional pela capital Portuguesa

A segunda edição da feira "JustLX: Lisboa Contemporary Art Fair" terá lugar, novamente, no Museu da Carris de 16 a 19 de Maio, com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa.

Com uma importante aposta em artistas emergentes, a feira conta com 45 galerias de 12 países: Argentina, China, Colômbia, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Itália, México, Peru, Portugal e Suécia. Destaque para a ampla presença Portuguesa com galerias como: Galeria 111, Módulo, Monumental, Salgadeiras, entre outras. Entre as espanholas: Trinta, Gema Llamazares ou Aurora Vigil-Escalera. Com mais de 30 galerias internacionais, a JustLX consolida a internacionalização da cidade de Lisboa no âmbito das feiras de arte. Destaque ainda para a presença Francesa com galerias como Loo&Lou e Sebastien Adrien, de Paris, ainda duas galerias do México, uma Peruana e outra dos EUA.

Mais de 250 artistas serão apresentados nas galerias presentes sob a direcção artística da feira de Semíramis González (ES), Daniel Silvo (ES) e comissariado do programa geral de Lourenço Egreja (PT).

“Com esta segunda edição queremos afirmar o aumento da internacionalização das galerias presentes e da feira JustLX. Um maior número de galerias Europeias que vêm desde a Suécia, Itália ou França mas, também, o interesse no mercado Português revelado por galerias da América Latina, com presença do México e Peru e também da Ásia, como é o caso da participação de uma galeria de Pequim” – assinala Semíramis González e Daniel Silvo – “Procuramos apresentar uma feira jovem, com espírito emergente e a possibilidade de se iniciarem colecções de qualidade com peças de artistas em ascensão”

Prémios, Exposições e Gastronomia na Estação de Santo Amaro – Museu da Carris

A Fundação Millennium bcp, Mecenas da JustLX, que no ano passado entregou o "Prémio de Arte Emergente" a Estefanía Martín Sáenz, da Galeria Gema Llamazares de Gijón (Asturias-Espanha), apresenta agora a sua exposição individual no espaço da Fundação, dentro do recinto da feira. No mesmo espaço serão desenvolvidos debates em torno dos temas do coleccionismo e da arte emergente. A 2ª edição da entrega do “Prémio de Arte Emergente” decorrerá no Domingo, dia 19, às 16h.

No programa da feira conta-se um ciclo de conferências, visitas guiadas, gastronomia luso-espanhola e DJ's na zona "lounge" ao ar livre. O determinante apoio da Carris e do Museu da Carris para a realização deste evento cultural, permitiu a sua ampliação que se estende por diversos espaços. Criou-se, assim, um circuito inesperado para os públicos nesta feira polinucleada na Estação de Santo Amaro em Alcântara, na qual se encontra o, de seu nome completo, Museu da Companhia Carris de Ferro de Lisboa.

A "JustLX: Lisboa Contemporary Art Fair" continua a implementação da sua filosofia em torno da aposta em jovens artistas, na arte com valores de mercado com maior amplitude, na formação dos novos públicos e incentivo ao coleccionismo nas novas gerações.

Instituições Luso-Espanholas

Várias instituições que apoiam a arte Espanhola e Portuguesa também estão presentes nesta edição da JustLX. Entre elas o Institut d'Estudis Baleàrics (ILLENC), o Museo de Arte Contemporáneo Florencio de la Fuente, o projecto independente Português Roulote e as entidades que gerem os direitos de autor SPA (PT) e VEGAP (ES).

O ILLENC (Institut d'Estudis Baleàrics) é uma instituição que promove a criação artística nas Ilhas Baleares (ES) que apresenta a exposição “Paisajes Esenciales”, comissariada por Carolina Lío, vencedora do “Prémio de Comissariado” atribuído pelo ILLENC e que também esteve na 10ª edição da JustMAD (Madrid), no passado mês de Fevereiro.

SPA (Sociedade Portuguesa de Autores - PT) e VEGAP (Visual Entidad de Gestión de Artistas Plásticos - ES) comunicam, nos seus espaços, os esforços que ambas as instituições realizam na defesa dos direitos de autor de artistas Portugueses e Espanhóis

Roulote é um espaço artístico móvel não comercial, de Lisboa, que procura difundir a criação jovem. Este projecto estará situado no espaço ao ar livre da feira surgindo como uma organização nova e dinâmica com propostas de artistas independentes.

O Museo de Arte Contemporáneo Florencio de la Fuente, de Huete (ES), mostra uma selecção dos seus artistas mais jovens e actuais.

Galerias - 45
Alba Cabrera Art Contemporani – Valencia
All Arts Gallery – Lisboa
Aurora Vigil-Escalera Galería de arte – Gijón, Espanha
Arena Martínez projects – Madrid
Art Concept Alternative – Vero Beach, Flórida
Arte Periferica – Lisboa
Brisa Galeria – Lisboa
Common Art Center – Beijing, China
DDR Art Gallery – Madrid
Diwap Gallery – Sevilla
Es.Arte Gallery – Marbella
Fixed Gallery – Lima
Flux Zone – Ciudad de México
Galería Aina Nowack / ACC – Madrid
Galeria Cisterna – Lisboa
Galería Celia Caballero Arte Contemporáneo – Buenos Aires, Argentina
Galeria Diferença – Lisboa
Galeria De Arte Luisa Pita – Santiago de Compostela
Galeria Das Salgadeiras – Lisboa
Galeria Galeria – Ciudad de México
Galeria Metro – Santiago de Compostela
Galería Modus Operandi – Madrid
Galeria Monumental – Lisboa
Galeria Zielinsky – Barcelona
Galeria 111 – Lisboa
Heartbeats Art Gallery – Ciudad de México
Galerie Sebastien Adrien – Paris
Gema Llamazares galería de arte – Gijón, Espanha
La Doce – A Coruña
Loo & Lou Gallery – Paris
Malvin Gallery – Madrid
Módulo - Centro Difusor de Arte – Lisboa
Montsequi Galería de Arte – Madrid
Nara - Nido de Águilas Residencias Artísticas – Villa de Leyva, Colombia
Nuno Sacramento Arte Contemporânea – Lisboa
Pep Llabrés Art Contemporani – Palma de Mallorca
Perve Galeria – Lisboa
Pitt Studio – Manchester
Sala 117 – Porto
São Mamede Galeria de Arte – Lisboa
The Blue Ant Galería de Arte – Madrid
Trema Arte Contemporânea – Lisboa
Trinta Arte Contemporánea – Santiago de Compostela
UFO Fabrik Contemporary Art Gallery – Moena, Itália
Wadström Tönnheim Gallery – Malmo, Suécia

Instituições - 6
Fundação Millennium bcp – Lisboa
ILLENC – Institut d'Estudis Baleàrics – Palma, Illes Balears, Espanha
Museo de Arte Contemporáneo Florencio de la Fuente – Huete, Espanha
VEGAP – Visual Entidad de Gestión de Artistas Plásticos – Madrid
Roulote – Lisboa
SPA – Sociedade Portuguesa de Autores – Lisboa

Quand?

Dimanche, 19 Mai of 2019
From 12:00 to 21:00

Où?

Museu da Carris - Rua Primeiro de Maio 101
1300-472 Lisboa Lisboa