Agenda | Lisboa Cool

Agenda

Ser pássaro: ensaio para muitos voos

Samedi, 25 MaiDimanche, 26 Mai

ATELIÊS DE DANÇA INFANTOJUVENIS
Durante todo o mês de maio a APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança, organiza em Lisboa 4 ciclos de ateliês de dança infantojuvenis com orientação do coreógrafo Mário Afonso.

Ser pássaro: ensaio para muitos voos | 25 e 26 de maio

Ser pássaro: ensaio para muitos voos explora as características das aves em termos de movimentos, sons, tipos de voo e todas as curiosidades que surjam no momento.

- 25 de maio, das 10:30 às 12:30 – 4 a 7 anos de idade.
- 25 de maio, das 14:00 às 16:00 – 11 a 13 anos de idade.
- 26 de maio, das 10:30 às 12:30 – 8 a 10 anos de idade.

As inscrições estão abertas!

============================

INTRODUÇÃO
Partindo do movimento fluido dos flamingos, frenético dos pintassilgos e silencioso da águia real, vamos experimentar a suspensão do movimento, as rápidas mudanças de direção e a imaginação para nos lançarmos de braços abertos num prazeroso ensaio de voo. O surgimento de uma cenografia simples no espaço de trabalho, revela aos poucos uma imensa floresta onde muitos pássaros sobrevoam por cima das nossas cabeças. E com o jogo das adições, vamos criar uma coreografia de grupo para conjuntamente voarmos bem alto e também rentinho à terra.

============================

SOBRE O ATELIÊ
O atelier tem início com a apresentação das características de cada uma das aves que constituem esta estrutura de trabalho. Durante a primeira parte essas características serão exemplificadas e exploradas pelos participantes, em termos de movimentos, sons, tipos de voo e todas as curiosidades que surjam no momento. Pretende-se que este seja um espaço de abertura onde os participantes “mergulham” livremente como uma gaivota a pescar, correm rapidamente como uma andorinha a cortar o ar, gritam a bom som como um corvo num bosque escuro ou planam silenciosamente lá no alto de onde a águia se lança num voo picado em direção à sua presa. Numa segunda fase serão convocados todos os movimentos da primeira parte do atelier de que tivermos memória, para os utilizarmos na construção de uma coreografia de grupo. Concluído o trabalho de composição, o grupo divide-se em duas partes iguais: uma apresenta enquanto a outra assiste, e inversamente.

============================

BIOGRAFIA DE MÁRIO AFONSO (1969)
Deu início à sua formação artística na Escola de Artes Visuais António Arroio. Entre 1991 e 1995 foi bolseiro na escola Pro.Dança. E em 1995 ingressou no Instituto das Artes da Holanda (Hogeschool voor de kunsten-Arnhem) onde concluiu, em 1998, a licenciatura em Dance Theatre Performance.
Paralelamente ao trabalho coreográfico que tem desenvolvido e apresentado em Portugal e no estrangeiro, Mário Afonso tem estendido os seus conhecimentos à área da formação artística através de workshops realizados em parceria com diversas instituições, bem como através de seminários integrados na programação específica de diversos graus do ensino.
Em 2001 acolhe o desafio lançado por Madalena Victorino, então diretora do CPA-CCB (Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém), e desenha o primeiro ateliê destinado ao público infantojuvenil, do qual surge Ser pássaro. Ensaio para muitos voos. Desde então Mário Afonso tem vindo a realizar atividades destinadas ao público infantojuvenil, com o intuito de promover uma sensibilização à dança.
Em 2009 fundou a Carta Branca, associação cultural que dirige desde então e através da qual produz, entre outros projetos, o Prata da Casa – acervo de vídeos documentais para a dança contemporânea portuguesa.

============================

PROGRAMAÇÃO E IDADES DOS DESTINATÁRIOS
- 25 de maio, 10:30 às 12:30 – 4 a 7 anos de idade.
- 25 de maio, 14:00 às 16:00 – 11 a 13 anos de idade.
- 26 de maio, 10:30 às 12:30 – 8 a 10 anos de idade.

============================

TAXA DE PARTICIPAÇÃO
8,00 € por ateliê e por participante.

============================

LOCAL, INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Associação para a Promoção Cultural da Criança (APCC)
Rua das Escolas Gerais, 69 | 1100-218 Lisboa
Tel.: 218 429 730
E-mail: [email protected]
www.apcc.org.pt

Quand?

Dimanche, 26 Mai of 2019
From 10:30 to 16:00

Où?

Rua das Escolas Gerais, 69
1100-218 Lisboa

Mais Info

218 429 730