Restaurante Dona Joaquina | Lisboa Cool
Entrar | Registar

eco-friendly > comer

LisboaCool_Comer_Restaurante_Dona_Joaquina

Restaurante Dona Joaquina

Uma homenagem à cozinha da avó

A primeira coisa que deve saber sobre o Dona Joaquina é que este é um espaço que privilegia a sustentabilidade. Esta é uma homenagem à cozinha das avós portuguesas, com a preocupação de cuidar do planeta que servirá os nossos bisnetos.

Os legumes são colhidos a menos de 100 quilómetros do restaurante e a vaca Limousine, uma das estrelas do espaço, é criado ao ar livre na Quinta de Palmela, que pertence ao mesmo grupo do Dona Joaquina – aqui privilegia-se a agricultura sustentável, respeita-se a sazonalidade e os ritmos da Natureza.

Os pratos tipicamente portugueses são o ponto forte do Dona Joaquina e a amabilidade da equipa também se destaca. Envolvido por uma decoração contemporânea e elegante, o restaurante apresenta-nos o que a região tem de melhor para nos oferecer. É impossível ficar indiferente aos sabores que por aqui se servem, e as memórias que aqui se desbloqueiam remetem-nos, precisamente, para a nossa infância, na cozinha da avó, onde tudo é feito com muito amor e uma dose generosa de paciência.

Cada ingrediente é utilizado de forma a potencializar todas as suas características, pelo que todas as sugestões da ementa serão ótimas escolhas. Durante a semana, tem a oportunidade de almoçar num ambiente descontraído, aproveitando a pausa de almoço para conhecer o buffet a um preço bem acessível, e foi isso mesmo que fizemos. Visitamos o espaço e ficamos a conhecer a proposta desse dia: entre as entradas maravilhosas (como o gaspacho ou as quiches) ou o prato principal (tivemos a sorte de experimentar a picanha super sucolenta onde não faltava nada, como seria em casa da avó), não conseguimos escolher um sabor predileto! Para sobremesa tem mesmo de provar o arroz doce ou a fruta fresca da época, e para acompanhar a refeição, um copo de vinho ou uma bebida mais fresca, como uma limonada ou uma sangria.

O restaurante Dona Joaquina é ótimo para um almoço de família ao fim-de-semana, um jantar a dois ou – porque não? – uma refeição de negócios. As opções são suficientemente variadas para agradar todos os que por aqui passam e a homenagem à gastronomia lusitana não deixa ninguém com dúvidas: esta é a cozinha dos bons velhos tempos que vai querer conhecer.

Dica Cool: Ainda que seja uma cozinha tradicionalmente portuguesa, o Dona Joaquina apresenta excelentes opções de pratos vegetarianos, para que ninguém fique fora da experiência.

Horário

Todos os dias: das 07h30 às 22h30.