comer > cafés
Pastéis de Belém
No início do século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, havia uma refinação de cana-de-açúcar associada a uma pequena loja. Devido à revolução Liberal de 1820, todos os conventos e mosteiros portugueses foram encerrados anos mais tarde e, por consequência, todos os trabalhadores e clero foram expulsos desses mesmos locais. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro colocou à venda nesse pequeno local de comércio uns pastéis doces que passaram rapidamente a designar-se por “Pastéis de Belém” dada a zona onde eram vendidos.
O fabrico dos “Pastéis de Belém” iniciou-se então em 1837 e a receita mantém-se até hoje na misteriosa “Oficina do Segredo”. Os mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente escolhem criteriosamente cada um dos ingredientes, a fim de proporcionar o paladar da antiga doçaria portuguesa e conjugam de forma perfeita o creme e a massa folhada que os compõem.
Por todo o país existem versões destes pastéis, mas a receita original está em Belém e não é partilhada com nenhum outro espaço. Não vai querer perder a oportunidade de provar o original, correto?
Dica Cool: Se não for fã dos tradicionais pastéis de belém, aproveite para provar o bolo inglês, os sortidos doces ou os salgados e, durante a época natalícia, delicie-se com uma fatia de bolo-rei ou de bolo-rainha.
Contacto
Horário
Out – Jun: 08:00 – 23:00 I Jul – Set: 08:00 – 00:00
24, 25, 31 Dez e 1 Jan encerra às 19:00