Ajitama Ramen Bistro | Lisboa Cool
Entrar | Registar

comer > restaurantes

LisboaCool_Comer_Ajitama_Ramen_Bistro

Ajitama Ramen Bistro

Ramen autêntico

Depois de, por motivos profissionais e académicos, a vida os ter levado para a Ásia durante uma temporada, António Carvalhão e João Ferreira nunca mais pararam de comer noodles. Quando regressaram a Portugal começaram a pesquisar sobre este prato nipónico e a aprender a forma ideal de o confecionarem. Os jantares (que se revelaram bastante populares) para os amigos passaram a ser frequentes para testar as receitas que iam criando todos os fins-de-semana.

A experiência correu tão bem que decidiram abrir o Ajitama Supper Club, um restaurante com um cariz informal, feito em casa de um dos cozinheiros, pratos simples e um horário limitado. O nome surgiu em homenagem ao ovo - típico nas taças de ramen, curado em molho de soja – e a aposta foi certeira. O que era apenas um teste passou a atrair cada vez mais gente e a lista de espera foi crescendo até ter quase duas mil pessoas ansiosas por experimentar o seu tão aclamado ramen. A abertura de um restaurante “a sério” era o passo inevitável – António e João mantiveram a referência ao ovo e abriram o Ajitama Ramen Bistro, na Avenida Duque de Loulé.

O espaço, em forma de boomerang, é completamente diferente de tudo o que já existia em Lisboa, com elementos de madeira clara. A dupla lançou, inclusive, um desafio aos arquitetos (que foram bem sucedidos, diga-se!): representarem os ovos – Ajitama – no restaurante. O resultado é a peça em madeira, pendurada no teto, que confere uma personalidade bem vincada ao espaço.

E se o espaço tem personalidade, o ramen, então, não podia ser diferente. Aqui provamos as receitas tradicionais de ramen servidas nas tigelas – os dois amigos tiraram um curso no Japão para que pudessem aprender a criar o prato mais autêntico possível. No Ajitama, o ramen é confecionado com técnicas artesanais japonesas e inclui cinco elementos: gordura (animal ou vegetal), caldo, noodles, tare (uma especiaria) e os toppings. As combinações poderiam ser imensas, mas neste Ramen Bistro há cinco, sendo que em todos é possível adicionar mais ingredientes. Optámos pelo Shoyo, ideal para iniciantes, com caldo de galinha, e pelo Hakata Tonkotsu, perfeito para os verdadeiros amantes deste prato, com caldo de porco, mas há também uma opção vegetariana (Veggie, à base de abóbora de Hokkaido), outra que combina dois tipos de Miso (e que se chama assim mesmo: Miso) e o original do Supper Club (Shio, com caldo de frango e de peixe). Teremos, sem dúvida, que regressar para provar!

Servido bem quente, o ramen conforta-nos o estômago. O espaço e a decoração fazem-nos sentir acolhidos e a experiência merece ser repetida uma e outra vez. O Ajitama Ramen Bistro é o restaurante de ramen que deve conhecer – obrigatoriamente - em Lisboa.

Horário

De terça-feira a quinta-feira: das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00.
Sexta-feira e sábado: das 12h00 às 15h00 e das 19h30 à 00h00.