Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LisboaCool_Blog_Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo

Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo

As ruínas e o Museu Arqueológico do Carmo localizam-se no Largo do Carmo, em Lisboa. Se ainda não conhece, fique a saber que é um espaço de visita obrigatória, porque aqui vai poder vivenciar um autêntico cenário mágico de ruína, qual memorial do terramoto de 1755!

A Igreja do Carmo é um monumento gótico, que foi projetado pelo Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, que acabou por escolher este mesmo espaço como sepultura. A construção da igreja iniciou-se em 1389 e foi considerada, desde sempre, um dos monumentos de destaque da cidade de Lisboa, pela sua magnificência e monumentalidade.

Com o terramoto de 1755 e os incêndios que se lhe seguiram, a igreja e o convento ficaram praticamente destruídos, assim como o seu recheio. Logo no ano seguinte, iniciaram-se as obras de reconstrução, em estilo neogótico, mas, com a extinção das ordens religiosas em Portugal, em 1834, este projeto foi interrompido. Com o passar do tempo e uma nova visão sobre a arte, optou-se por deixar a obra inacabada, porque os pilares e o corpo das naves da igreja a céu aberto tornam este espaço verdadeiramente encantador.

O Museu Arqueológico foi fundado em 1864, tendo sido pioneiro, a nível nacional, na preservação da arte e da arqueologia do país. Nas suas coleções destacam-se a coletânea de epigrafia romana, o conjunto de cerâmicas e múmias pré-colombianas e o acervo originário da escavação do Castro de Vila Nova de S. Pedro, contando atualmente com cerca de mil artefactos em exposição permanente.

Para visitar o museu e a igreja deve entrar pelo lado Oeste do largo, onde vai encontrar uma porta de madeira, onde se encontra a bilheteira. É possível solicitar visita guiada e pode conhecer o espaço a partir de 3€, consoante a sua condição. De realçar, ainda, que há condições de visita para pessoas com mobilidade reduzida. Uma óptima opção de visita em família, com amigos e até mesmo sozinho. A aprendizagem que este espaço lhe possibilita só é mesmo ultrapassada pela emoção do ambiente verdadeiramente deslumbrante. Desfrute e passe para nos contar a experiência!

Horário:
Entre Outubro e Maio: De segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.
Entre Junho e Setembro: De segunda-feira a sábado, das 10h00 às 19h00

*Fotografia: João Farinha.

 

SOBRE A CÁTIA RODRIGUES

Sesimbrense, profissional do turismo e apaixonada por Portugal, a sua história e a sua cultura. Tem vindo a atuar no ramo da formação profissional e do atendimento ao cliente. Nos seus tempos livres gosta de ler livros e ver filmes inspiradores, nadar e passear à beira-mar. Escrever é, tão e só, a forma que encontrou de aliar tudo aquilo que mais ama. Podem encontrá-la no LinkedIn.

 

 

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool