Não vai querer perder estes Workshops de Natal! | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

Não vai querer perder estes Workshops de Natal!

Em antecipação ao Natal e ao novo ano, o Museu do Oriente organiza, durante o mês de Dezembro, um conjunto de workshops dedicados a esta quadra, que permitem uma reflexão sobre o seu significado e que podem servir de base à criação de presentes originais.

No próximo sábado, dia 7, o Workshop de Plantas Bíblicas debruça-se sobre o estudo das plantas que, sob uma perspetiva simbólica e teológica, são com maior frequência referidas no Antigo e Novo Testamento. De que madeira era feita a Arca da Aliança? O que eram os lírios-do-vale e a Rosa de Sharon elogiados no Cântico dos Cânticos? Que plantas eram utilizadas nos óleos de unção? São algumas das questões a que procura responder.

No mesmo dia, o workshop Temari é uma oportunidade para aprender a tradição e construção destas bolas de mão japonesas (Te - mão + Mari – bola). Linhas esticadas, cruzadas em torno de retalhos de quimonos em coloridos padrões, as temari eram originalmente confeccionadas como brinquedos de criança. Ao longo dos tempos, assumiram outros fins e significados e são, ainda hoje, uma oferta de grande significado, prova de amizade ou de amor maternal. Neste workshop poderá confeccionar a sua temari que, em época natalícia, poderá ser um presente original ou um ornamento diferente.

Criar decorações de Natal é o que ensina o workshop de Origami, a 12 de Dezembro, e que propõe uma abordagem mais lúdica a esta arte japonesa. Partindo de diagramas tradicionais e modernos, de diferentes graus de dificuldade, convidam-se os participantes a dobrarem caixas para embrulhos e outros ornamentos para a árvore de Natal, tais como noshi, estrelas ou tsurus, explorando as possibilidades de papéis festivos e coloridos.

Também a 12 de Dezembro, o Museu do Oriente sugere um workshop que ensina a criar uma caixa em tecido, ideal para arrumar acessórios, materiais de costura ou outros objetos, e que pode ainda servir de presente original e personalizado. Decorativa e útil em qualquer cenário, a caixa será construída a partir de cartão, com o exterior forrado a tecido e o interior em papel.

*Fotografia cedida pelo Museu do Oriente.

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool