Museu do Oriente organiza Oficinas de Caligrafia e Origami | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LisboaCool_Blog_Museu do Oriente organiza Oficinas de Caligrafia e Origami

Museu do Oriente organiza Oficinas de Caligrafia e Origami

Aprender a desenhar caracteres japoneses e a criar modelos arquitetónicos em origami são os desafios lançados pelo Museu do Oriente, com duas oficinas que se realizam a 24 e 25 de Setembro, inspiradas no "País do Sol Nascente".

A escrita dos ideogramas foi introduzida no Japão, vinda da China, no século V e pode agora ser aprendida, no próximo dia 24 de Setembro, na oficina dirigida por Yuko Kase, docente do curso de Língua Japonesa, no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa.

Considerada uma das artes mais tradicionais do Japão, a caligrafia Shodō é também uma das mais antigas. O gosto e admiração por esta requintada escrita permanece até aos dias de hoje, fazendo parte das disciplinas ensinadas no Japão desde o 1º ano da escolaridade. Iniciando-se com um lápis de grafite 4B, as crianças imitam os modelos dos caracteres, equilibrados e harmoniosamente desenhados na folha de papel. Anos depois, passa-se a praticar o Shodō com pincel e tinta, sobre papel de arroz. Os primeiros passos da aprendizagem consistem sempre em imitar e copiar os modelos das escritas clássicas, de grande beleza. Além do ensino oficial, há um grande número de alunos que frequenta a casa de um mestre (salão de Shodō) para aperfeiçoar a sua técnica.

Também do Japão, chega-nos a arte do origami que, no dia 25 de Setembro, é tema de uma oficina dedicada ao trabalho dos mestres Masahiro Chatani e Keiko Nakazawa e à criação de estruturas com base em figuras geométricas, aplicadas a cartões com abertura a 180º. O workshop “Origami Arquitétonico 180º” tem como objetivo convidar os participantes a cortar um desenho no papel que será dobrado em secções para, mais tarde, serem levantadas numa espécie de pop-up que faz a passagem à terceira dimensão. Entre outros modelos, serão dobrados a ‘casa de neve’, de Masahiro Chatani e o ‘leão’ de Keiko Nakazawa.

As oficinas têm um custo de 20€ por participante, cada uma, e duração de duas horas.

*Fotografia: Carolina Garcia Tavizon

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool