Blog
Museu do Oriente ensina a recuperar roupas e alimentos
Nos próximos dias 8 e 12 de maio, o Museu do Oriente irá partilhar duas técnicas amigas do ambiente para recuperar roupa e alimentos, baseadas em antigas práticas orientais, através de workshops online.
O primeiro workshop é dedicado ao “Darning” (cerzir/remendar), que explora uma técnica antiga para aplicar em peças de tricot ou tecido, na qual a formadora Hikaru Noguchi é perita. Com este workshop, pretende-se que os participantes aprendam a técnica de “seed stitch”, que é utilizada em peças com danos leves ou nódoas, que não tenham buracos, e a técnica de “weave”, utilizada em grandes estragos ou em peças com buracos.
O segundo workshop abordará o tema de “Fermentados, suas vantagens e como aprender a fazê-los”, onde os participantes irão aprender porque devem incluir fermentados (um tipo de alimentos que está cada vez mais associado à boa saúde intestinal e ao robustecer do sistema imunitário) nas suas refeições, tipos de fermentados que trarão maiores benefícios para a sua saúde, e por fim como fazer diferentes tipos de picles, de acordo com a estação do ano e qual a forma mais apropriada para os comer.
O primeiro workshop será lecionado pela formadora Hikaru Noguchi, uma designer de textêis japonesa, que vive atualmente entre o Japão e o Reino Unido. Tem três livros publicados na sua terra natal, um deles traduzido para Mandarim e Inglês. O segundo workshop será dirigido pela formadora Filipa Silva, detentora de uma formação em Macrobiótica, Saúde e Auto-transformação, com especialização em Aconselhamento e Comunicação, pelo Instituto Macrobiótico de Portugal, e encontra-se neste momento a lecionar na Escola Macrobiótica.
Ambos os workshops serão realizados na plataforma Zoom, sendo necessária inscrição prévia, através da página https://www.museudooriente.pt/.