Blog
![LC_blog_Museu_Oriente_dedica_mes_cultura_japonesa LC_blog_Museu_Oriente_dedica_mes_cultura_japonesa](https://lisboacool.com/sites/default/files/styles/ny_article_horizontal__w720xh480_watermark/public/caligrafia_japonesa.jpg?itok=NWHohPso)
Museu do Oriente dedica mês à cultura japonesa
Em outubro, o Museu do Oriente dá a conhecer a cultura japonesa e partilha algumas das tradições deste país num curso dedicado às “Religiões no Japão” e em oficinas práticas sobre a poesia Haiku e a Caligrafia Japonesa.
A partir de 10 de outubro, com sessões semanais online, aos sábados entre as 10h00 e as 13h00, que se prolongam até 28 de novembro, o curso “Religiões no Japão” faz uma abordagem, simultaneamente, histórica e contemporânea ao fenómeno religioso.
Num primeiro momento este curso analisa as principais tradições religiosas identificadas no Japão e a sua coexistência, concorrência e interinfluência, com especial ênfase para o xintoísmo, budismo, cristianismo e às ‘novas religiões’ emergentes nos séculos XIX e XX, sendo estudadas complementarmente outras realidades religiosas no domínio do xamanismo, do confucionismo e do taoísmo. Numa segunda parte, “Religiões no Japão” observa, de forma abrangente e integrada, o fenómeno religioso, considerando-o para lá das suas tradições específicas em temas como o espaço religioso, o fenómeno da peregrinação e o ritual religioso associado à morte.
Pretende-se, assim, uma abordagem multifacetada ao fenómeno religioso, baseando-se na análise de textos doutrinários, testemunhos, relatos de experiências e obras de ficção, incluindo textos literários, filmes, manga e anime. O curso é orientado por António Barrento.
O workshop presencial “O que é o Haiku?” divide-se em duas sessões, a 8 e 15 de outubro, e explora esta forma poética de origem japonesa através da leitura e interpretação de alguns poemas, clássicos e modernos, para que no final os participantes arrisquem a experiência da escrita. O workshop está a cargo de Leonilda Alfarrobinha autora do livro de haikus em português, “O Respirar das Flores”, e estudiosa da cultura e literature japonesas.
Considerada uma das artes mais tradicionais do Japão, a Caligrafia é também uma das mais antigas. No dia 20 de outubro, entre as 14h00 e as 16h00, a Professora Yuko Kase, densina a desenhar alguns caracteres e dá a conhecer a história de uma prática que remonta ao século V.
Em outubro, celebre a tradição japonesa no Museu do Oriente!
*Fotografia cedida pelo Museu do Oriente.