Lisboa recebe uma maratona de dança indiana | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

Lisboa recebe uma maratona de dança indiana

Para assinalar os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi, o Museu do Oriente apresenta o espetáculo de dança clássica indiana Bahusutra, inspirado nas linhas da paz deste líder mundial da não-violência, no dia 20 de Outubro, às 19h00, e uma maratona de dança indiana, a 27 de Outubro, a partir das 14h00.

Bahusutra tece quatro elementos-chave que entrelaçam a visão de Gandhi e o trabalho de três gurus – Padmabhushan Kumudini Lakhia, U S Krishna Rao e Padma Vibhushan Kelucharan Mohapatra –, responsáveis por moldar as três formas primárias da dança clássica indiana. Sutra é uma palavra em sânscrito que significa ‘linha’, tenta entretecer o conhecimento através de uma linha ‘à volta e por dentro’. Mahatma Gandhi ambicionava unir o país a tecer várias sutras: o Swadeshi, um modo de vida não-consumista; a autoestima; desenvolver todos os estratos da sociedade; e promover a igualdade de todas as religiões. Esta produção de dança clássica indiana encontra ‘sutras’ comuns entre o sonho de Gandhi e a visão dos três gurus, representadas por três célebres bailarinas Lajja Sambhavnath (Kathak), Tarikavalli (Bharatnatyam) e Enakshi Sinha (Odissi), que são portadoras das suas linhagens.

E em pleno Divali ou Festival das Luzes, celebra-se a vitória da luz sobre as trevas com danças indianas clássicas como Kathak, BharatNatyam ou Odissi, folclóricas como Bhangra e Ghoomar, ou modernas como Bollywood, na Maratona de Dança Indiana que o Museu do Oriente organiza no dia 27 de Outubro, entre as 14h00 e as 19h00, em workshops de 45 minutos.

*Fotografia: Naganath Chiluveru

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool