Em julho, há "Histórias de um Império" para conhecer no Museu do Oriente | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

Em julho, há "Histórias de um Império" para conhecer no Museu do Oriente

“Histórias de um Império” são contadas no Museu do Oriente, a partir do dia 2 de Julho, naquela que é a primeira exposição integralmente dedicada à Coleção Távora Sequeira Pinto, que documenta as relações artísticas entre Portugal e as culturas do império asiático.

Mais de 150 peças, das quais se destaca uma Pedra de Bezoar montada com coral vermelho (Índia e Europa, século XVII), retratam os últimos seis séculos de diálogo permanente entre Ocidente e Oriente, de que resultaram obras de arte e objetos que marcaram ambos os hemisférios. Evitando uma leitura tradicional, cronológica e geográfica, a exposição revela, em oito núcleos temáticos, a riqueza, a complexidade e a surpreendente beleza da arte produzida nas redes comerciais criadas por Portugal, um pouco por toda a Ásia. Assim, a exposição desenrola-se em oito “histórias”, contadas em conjuntos de obras de origens culturais e materiais distintas: da porcelana chinesa aos marfins de Goa, do mobiliário indiano às delicadas lacas japonesas, numa narrativa visual de grande impacto e exuberância.

A Coleção Távora Sequeira Pinto começou a tomar forma na década de 1980 acompanhando, de forma muito particular, a própria evolução do conhecimento face à cultura material que nos deixaram os contactos culturais estabelecidos com a expansão marítima portuguesa, sobretudo no Oriente.

Ao invés de outras coleções focadas no período dos Descobrimentos, geralmente mais especializadas numa ou noutra expressão plástica, esta coleção documenta uma diversidade muito alargada de origens, tipologias e materiais. O diálogo permanente entre o Ocidente e o Oriente, e a subsequente busca por testemunhos materiais, são as principais características identitárias da Coleção Távora Sequeira Pinto.

“Histórias de um Império” é a primeira exposição unicamente focada nas obras da Coleção Távora Sequeira Pinto. Esta iniciativa, que inclui também algumas das obras mais importantes das coleções do Museu do Oriente, pretende reforçar o entendimento dos primeiros séculos da presença de Portugal na Ásia e as suas relações com a Europa ao longo do tempo.

Comissariada por Nuno Vassallo e Silva, “Histórias de um Império” está patente até Outubro de 2022 e conta com a publicação de um catálogo que reúne textos de vários investigadores nacionais e estrangeiros, especialistas nas temáticas abordadas. Disponível já na abertura da exposição, o catálogo pretende ser mais um contributo de referência para o estudo das Artes Decorativas luso-orientais em Portugal.

*Fotografia cedida em Comunicado de Imprensa.

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool