#FicaEmCasa com as sugestões do Museu do Oriente | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LC_Blog_#FicaEmCasa com as sugestões do Museu do Oriente

#FicaEmCasa com as sugestões do Museu do Oriente

A leitura de uma obra sobre o culto do chá, um desafio criativo e a confecção de uma refeição por todos os elementos da família, são as sugestões do Museu do Oriente para quem, por estes dias, #FicaEmCasa a trabalhar à distância, a cuidar dos seus e a fazer a sua parte pela protecção de todos.

Nestes dias ainda frios de início de Primavera, o Museu do Oriente desafia a saborear uma reconfortante chávena de chá, enquanto lê a obra que lhe dedicou Wenceslau de Morais, na cópia pública da edição de 1905, com ilustrações de Yoshiaki e gravuras de Gotô Seikôdô. Num registo elegante e sensível, marcado pela admiração do autor pela cultura japonesa, “O Culto do Chá” relata aspectos como o ciclo de produção, a preparação, a história e importância social do chá. Está disponível gratuitamente no portal da Biblioteca Nacional de Portugal.

Esta semana, a dupla de ilustradores Nic e Inês, que colabora regularmente com o Museu do Oriente, preparou um desafio criativo inspirado no seu mais recente livro “Em Casa”. O objectivo é criar uma “Paisagem em Casa”, um livro acordeão ilustrado com imagens de monumentos e casas típicas portuguesas como o Bom Jesus de Braga, o Templo de Diana, as casas às riscas da Costa Nova ou as casas típicas de Santana, com a sua distinta forma triangular e telhados de colmo. O duo criou duas folhas com reproduções destas imagens, que basta imprimir, recortar e colar segundo a imaginação de cada um, para sonhar com futuros passeios ou recordar locais favoritos. As imagens estão disponíveis nas páginas de Facebook do Museu do Oriente e da Casa Nic e Inês.

Neste período de isolamento social é particularmente importante manter hábitos saudáveis, que ajudem a potenciar o bem-estar e equilíbrio pessoais. Uma das formas de o fazer é através da alimentação. Maria Leonor Braga, formadora do Museu do Oriente em Alimentação Ayurvédica, partilha uma receita de Feijoada, cheia de sabor e aromas. Para além de saudáveis legumes, esta Feijoada é enriquecida com ingredientes que, segundo os ensinamentos da Ayurveda, têm efeitos benéficos na digestão, como curcuma, gengibre, canela e cominhos.

O Museu do Oriente vai coligir uma galeria de imagens de trabalhos do público, por isso, quem quiser partilhar o seu, basta marcar a publicação com @museudooriente ou enviar por mensagem privada para o Museu do Oriente (os trabalhos serão identificados apenas com primeiro nome e inicial do sobrenome, ou apenas iniciais dos autores).

*Fotografia: Chris Lawton

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool