Esta é a "Semana da Cultura Coreana" | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

Esta é a "Semana da Cultura Coreana"

A Semana da Cultura Coreana é já uma tradição no Museu do Oriente e regressa, de 20 a 25 de Novembro, com um programa gratuito que inclui workshops, uma exposição de trabalhos em papel artesanal e uma sessão de contos para crianças, que dão a conhecer e experimentar as várias expressões culturais deste país.

Dedicado a todos os fãs portugueses de música popular coreana, o K-Pop Cover Dance Festival 2019 marca o arranque das festividades no dia 20, às 19h00.

O dia 22 é dedicado às dicas de beleza das grandes marcas de cosmética coreana, fortemente empenhadas em manter a pele saudável. O workshop de K-Beauty resulta de uma parceria com a Sephora e dá a conhecer alguns cuidados básicos a ter com a pele, bem como truques para uma maquilhagem ao estilo coreano.

Durante esta semana especial, o Museu do Oriente tem em exposição exemplos de trabalhos em Bojagui e Hanji, duas artes tradicionais coreanas, que podem também ser aprendidas em dois workshops que se realizam no dia 23 de Novembro. A partir das 14h30, a oficina de Bojagui ensina esta arte, considerada o patchwork tradicional da Coreia, feito a partir de diferentes tecidos e técnicas, com múltiplas utilizações no quotidiano dos coreanos, servindo para cobrir, embrulhar, guardar e transportar. Às 15h30 tem início o workshop de Hanji Gongye, o papel tradicional coreano obtido a partir de fibras da casca de amoreira. Este papel é frequentemente utilizado na criação de peças de artesanato, desde espelhos de mão e leques, a pequeno mobiliário como lanternas e contadores. Esta oficina convida os participantes a experimentar o Hanji, usando folhas deste papel tradicional numa panóplia de cores e motivos, com as quais irão forrar uma réplica de sapatinhos tradicionais, para fins decorativos, cujo molde é feito em pasta de papel.

Também no sábado, 23 de Novembro, o workshop de Taekwondo, entre as 15h00 e as 17h00, convida os participantes a experimentarem esta arte marcial. Embora longe do combate olímpico, as técnicas de taekwondo existem e estão inseridas no que é chamado de Poomsae, um conjunto de movimentos de defesa e contra-ataque efetuados em diversas direções contra adversários imaginários, com o objetivo de dotar o seu executante de capacidades físicas e psicológicas como a atenção, a coordenação, a precisão, a força e o equilíbrio. A versatilidade da sua técnica combina perfeitamente com os movimentos da música o que o torna, hoje em dia, um desporto popular e abrangente.

Passando de geração em geração, os contos tradicionais de qualquer país podem transmitir-nos muito sobre a sua cultura. No domingo, dia 24, famílias com crianças entre os 5 e os 10 anos, são convidadas a conhecer os Contos Coreanos, numa sessão que acontece às 14h00 e que revela a origem do Sol e da Lua e da própria fundação da Coreia.

A gastronomia é outro dos pontos fortes da cultura coreana e, no dia 25, realiza-se o workshop de K-Food, que ensina os participantes a confecionar um dos pratos fermentados mais populares na Coreia, o Kimchi, para no final o degustarem, juntamente com outros alimentos coreanos.

Se tem interesse na cultura coreana, não pode mesmo perder este conjunto de atividades no Museu do Oriente!

*Fotografia cedida pelo Museu do Oriente.

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool