DAVID HAMMONS PELA PRIMEIRA VEZ EM LISBOA | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LisboaCool_Blog_DAVID HAMMONS PELA PRIMEIRA VEZ EM LISBOA

DAVID HAMMONS PELA PRIMEIRA VEZ EM LISBOA

Lisboa recebe, pela primeira vez, uma exposição individual do artista norte-americano David Hammons, que apresenta Ted Joans: Exquisite Corpse no espaço Lumiar Cité, entre 16 de março e 26 de maio de 2019.

Para além disso, os gelados da Grom são orgânicos, o que significa que não têm conservantes nem aromas artificiais - estão garantidos deliciosos sabores, completamente naturais e 100% italianos.

Inspirado num jogo criado pelos surrealistas franceses por volta de 1925, o poeta Ted Joans iniciou, em 1976, o projeto coletivo Long Distance Exquisite Corpse.

Dobrando uma folha de papel várias vezes, cada participante criou uma imagem, deixando uma linha na dobra para o participante seguinte ligar a sua. Os trabalhos artísticos que daí resultaram seguem, geralmente, uma lógica humorística ou confrontadora. Explorando noções surrealistas do inconsciente, as obras vivem na tensão entre o colaborativo e o individual, o consciente e o acaso, o desenho e o objeto.

Ao longo dos anos, Joans viajou pelo mundo pedindo a artistas e escritores para adicionarem um desenho ao projeto engenhosamente criado em forma de acordeão, a partir de um vulgar papel contínuo de computador. Entre os artistas que participam no projeto contam-se o português Mário Cesariny.

Long Distance Exquisite Corpse é a ideia em construção de uma autoria coletiva, na qual uma ininterrupta composição produz um significado com um conceito atípico através da intervenção de cada participante. A inovação deste processo de cadavre exquis é a variação das distâncias entre os participantes, que podem conhecer-se e assistir à adição dos respetivos desenhos, ou estar separados por milhares de quilómetros e apenas serem conectados pelo próprio Joans.

A obra colapsa em fragmentos, mas interliga os seus participantes globais, dobrando, desdobrando, obscurecendo, revelando, atravessando grandes distâncias. Hammons acrescenta o seu próprio desenho, dando seguimento à transmissão de longa distância.

Long Distance Exquisite Corpse é uma exposição que explora amizades através do tempo, do espaço e das disciplinas.

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool