Brincadeiras do Japão e da China | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

Brincadeiras do Japão e da China

O mês de Novembro traz novas brincadeiras e desafios às famílias que visitam o Museu do Oriente, desta vez inspirados no Japão e na China, e dedicadas a crianças entre os 5 e os 12 anos.

No domingo, 3 de Novembro, é a história de Kintaro que se vai contar através da arte japonesa do origami. Na oficina “Um Filho de Ouro!”, pais e filhos vão ouvir falar deste menino, que estava longe de imaginar que se tornaria num importante samurai, e que tinha como amigos, um urso, um veado, uma lebre e um macaco.

Para saber mais sobre a história dos samurais, no domingo 17 de Novembro, é uma Armadura de Samurai que vai responder a todas as questões, na oficina “Em conversa com as peças”. São inúmeras e nada despropositadas as questões que os vários objetos do museu podem suscitar, e assim favorecer momentos de aprendizagem, numa viagem até ao País do Sol Nascente para compreender o dia-a-dia dos nobres guerreiros japoneses.

Neste mesmo dia, os visitantes terão ainda a oportunidade de conhecer a China e os bastidores da Ópera Chinesa, durante a visita performativa “Do camarim ao palco”. No fim do espetáculo, fica o calor dos aplausos, o brilho das luzes e a compensação por tanto trabalho e empenho. Esta visita encenada mostra, na primeira pessoa, como a vida de um ator de Ópera Chinesa se conta desde tenra idade.

“Redesenhando o Japão” é a proposta para sábado, 23 de Novembro, dirigida a crianças entre os 7 e os 12 anos. A partir de uma peça do museu e jogando o “Jogo das 7 Diferenças”, partirão em busca de Portugal e do Japão de outros tempos, abordando temas como a comunicação, o transporte, a alimentação, a inovação tecnológica, as trocas culturais e a globalização, pensando-os à luz dos dias de hoje.Também neste dia, típico da China e do Japão embora com tradições diferentes, o ritual do chá dá o mote a uma oficina que propõe desvendar se “Os bules e as chávenas também têm família?”.

Com as suas fascinantes línguas, culturas e tradições, o Oriente é o território a explorar nestas atividades pensadas para juntar diferentes gerações!

*Fotografia: Manuel Cosentino

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool