Artigo | Nestes workshops, vai aprender técnicas ambientalmente sustentáveis | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

Artigo | Nestes workshops, vai aprender técnicas ambientalmente sustentáveis

Tingir tecidos a partir de plantas e, desta forma, dar nova vida ao velho guarda-roupa com técnicas ambientalmente sustentáveis, é o que o Museu do Oriente se propõe a ensinar com os workshops “O Azul Índigo – da planta ao vat de tingimento”, que decorre nos dias 21 e 22 de Setembro, e “Iniciação ao tingimento orgânico com Índigo”, a 26 de Outubro.

Em “O Azul Índigo – da planta ao vat de tingimento”, os participantes vão ter a oportunidade de, ao longo de dois dias, aprender a extrair pigmentos de plantas naturais, através do método mais tradicional utilizado na Índia - a extracção por fermentação em água, e a tingir tecidos de origem vegetal, nomeadamente algodões e linhos, de uma forma ambientalmente sustentável.

A oficina incide sobre o pigmento Índigo, algumas das diferentes plantas que o produzem e a sua química, parte essencial para que se possa, efetivamente, perceber como funciona e como pode ser manipulado. São ainda dados a conhecer os diferentes tipos de vats de Índigo e, no final, cada participante irá criar o seu pequeno vat individual num frasco de vidro que poderá levar para casa, a par de um Manual de Iniciação ao Tingimento Orgânico com Índigo.

A 26 de Outubro, “Iniciação ao tingimento orgânico com índigo” é pensada para quem se pretende iniciar na Tinturaria Natural com Índigo, mas que procura rigor técnico, científico e uma prática baseada em princípios de sustentabilidade ambiental. Para além de uma breve introdução às plantas, ao pigmento e à química do Índigo, a formadora Alice Bernardo ensina a preparar os tecidos para o tingimento, o processo de tingir com Índigo e o tratamento dos tecidos pós-tingimento.

Os workshops têm um custo de 180€ e de 95€, respetivamente, e as inscrições podem ser feitas diretamente no Museu do Oriente.

*Fotografia cedida pelo Museu do Oriente.

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool