14 Restaurantes para provar os sabores do Mundo em Lisboa | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

14 Restaurantes para provar os sabores do Mundo em Lisboa

Por muito que gostemos da comida tipicamente portuguesa – porque gostamos, e somos os primeiros a enaltecer o que de melhor Portugal tem para oferecer -, Lisboa é uma cidade cosmopolita que reúne não só o melhor da gastronomia portuguesa, mas também o melhor da gastronomia internacional.

Quão fantástico é viver ou visitar uma cidade com uma oferta tão diversificada? Em Lisboa encontramos restaurantes para todos os gostos, com ingredientes provenientes de todo o mundo e sabores que nos fazem viajar para diferentes países. Se deseja fazer uma visita a outro país ou continente sem sair da nossa Lisboa, um destes restaurantes poderá ser a escolha acertada.

*Fotografia: Jose Ruales

*Fotografia: Niklas Rhöse

Se não pretende focar-se num só país e prefere explorar um continente inteiro – ou vários! -, vai ficar feliz por saber que Lisboa reúne vários restaurantes com opções diversificadas, onde é possível combinar os sabores de diferentes partes do mundo para uma experiência rica e deliciosa. Neste âmbito, deixamos as seguintes sugestões:

 

CARNES DO MUNDO
O TALHO

Num espaço onde em tempos havia apenas um talho, existe agora também um restaurante onde as carnes do mundo se reúnem para proporcionar uma experiência inesquecível. O Chef Kiko nunca desilude e O Talho faz-nos regressar uma e outra vez sem peso na consciência – não dá para negar a qualidade de cada ingrediente ou o ambiente intimista que aqui se sente.

Entre várias opções numa ementa de excelência, recomendamos em particular O Tártaro d’O Talho, seguramente um dos melhores de Lisboa – não é por acaso que se mantém na carta desde a abertura (e nós agradecemos que assim seja).

Morada: Rua Carlos Testa 1B, 1050-046 Lisboa

Contacto: 21 315 4105 | http://www.otalho.pt | [email protected]

Horário: De segunda-feira a domingo, das 12h00 às 17h00 e das 19h00 às 24h00.

 

SABORES DA PENÍNSULA IBÉRICA
TAPISCO

A carta está dividida em dois lados - o português e o espanhol – sendo que o lado espanhol tem grandes influências catalãs. No Tapisco, do Chef Henrique Sá Pessoa, celebra-se o melhor da cozinha ibérica e partilha-se o que há de melhor nos dois países.

No Tapisco celebram-se as conversas à mesa, as gargalhadas, os debates improvisados e, claro, a amizade. E é isso mesmo que transforma o Tapisco num restaurante de excelência. Para além dos pratos maravilhosos, típicos e gulosos, o espaço confortável eleva a experiência a um novo patamar. A não perder, até porque tem um horário bastante alargado – não há desculpas!

Morada: Rua Dom Pedro V 80, 1250-096 Lisboa

Contacto: 21 342 0681| http://tapisco.pt/| [email protected]

Horário: De segunda-feira a domingo, das 12h00 às 24h00.

 

UMA MISTURA DE SABORES PROVENIENTES DA ÁSIA
O ASIÁTICO

É mais um restaurante com a cozinha a cargo do Chef Kiko, e não podíamos mesmo deixá-lo fora desta lista. O Asiático é inspirado numa viagem pela Ásia e leva-nos realmente a descobrir um pouco mais sobre a cultura asiática, do Nepal ao Japão. Em pleno Príncipe Real, os pratos transparecem multiculturalidade e riqueza.

Com a promessa de que todos os ingredientes são frescos e valorizados, O Asiático fascina-nos em cada visita, não só pelos sabores extraordinários mas também pelo conceito que apresenta e que se estende a toda a experiência. Sem dúvida, um restaurante indicado para os fãs da gastronomia oriental.

Morada: Rua da Rosa 317, 1250-092 Lisboa

Contacto: 21 131 9369 | https://www.facebook.com/OAsiaticoChefKiko | [email protected]

Horário: Todos os dias, das 19h00 às 24h00. De sexta-feira a domingo, aberto também das 12h00 às 17h00.

 

BOA-BAO

Este restaurante singular leva-nos a fazer uma viagem pelos países asiáticos através de uma carta de bebidas surpreendente e de um passaporte com pratos tradicionais de 11 países: Tailândia, Vietname, Laos, Camboja, Malásia, Indonésia, Filipinas, Coreia, Japão, China e Índia.

No Boa-Bao, todos os pratos são criados com ingredientes frescos (alguns deles cultivados no próprio restaurante!) e confecionados na hora. A decoração, inspirada numa cantina do Saigão nos anos 20, combina na perfeição com os pratos que tornam a mesa mais colorida e que chegam acompanhados de curiosidades que nos aproximam da cultura oriental. Imperdível!

Morada: Largo Rafael Bordalo Pinheiro 30, 1200-369 Lisboa

Contacto: 919 023 030 | https://www.boabao.pt | [email protected]

Horário: De domingo a quinta-feira, das 12h00 às 23h00. Sexta-feira e sábado, das 12h00 à 00h30.

 

*Fotografia: Jakub Kapusnak

Por outro lado, existem restaurantes em Lisboa que se dedicam à gastronomia de um país em específico e que têm ementas temáticas para oferecer a quem por lá faz uma refeição. Um pouco por toda a cidade, fomos à procura desses mesmos restaurantes e encontramos espaços que homenageiam os pratos típicos que encontraríamos numa viagem internacional. São 46 espaços para descobrir neste artigo!

 

ITÁLIA
IN BOCCA AL LUPO

Das raízes italianas e das memórias dos momentos em família a fazer pizzas num forno a lenha, nasce a In Bocca Al Lupo, a primeira pizzeria biológica em Lisboa! As pizzas são deliciosas, não há como enganar. A sua massa finíssima combinada com a frescura e autenticidade dos ingredientes, fazem deste espaço um ponto de visita obrigatório para os apaixonados pela comida italiana.

Todos os ingredientes são biológicos – mais uma herança de hábitos familiares – e muitos deles chegam ao espaço vindos diretamente dos produtores. Esta relação justa com quem produz os melhores ingredientes, faz parte da identidade do restaurante, mas também se traduz na excelência dos sabores. Além disso, oferecem uma carta inclusiva, tanto com opções vegetarianas, vegan e até sem glúten, mas também com carne. Genuinamente preocupados com as pessoas, com a pegada ecológica e com o exemplo que dão, não se consideram apenas uma pizzaria: são um projeto, uma maneira de estar na vida, de fazer comida e fazer as pessoas felizes.

Morada: Rua Manuel Bernardes 5ª, 1200-250 Lisboa

Contacto: 213 900 582 | http://www.inboccaallupo.pt/ | [email protected]

Horário: De quarta-feira a segunda-feira, das 19h00 às 23h00.

 

ÍNDIA
THE DARJEELING EXPRESS

Esta é uma proposta ligeiramente diferente, pois The Darjeeling Express distingue-se dos restaurantes indianos tradicionais pela decoração moderna e pelos pratos adaptados - a comida não é tão condimentada como na Índia e o picante é servido à parte, pelo que poderá ser uma opção para quem se aventura pela primeira vez no mundo da comida indiana.

Apesar disso, as influências provenientes da Índia estão bem presentes e tudo é feito de forma caseira, para que os sabores sejam intensos e os aromas autênticos.

Morada: Rua João de Freitas Branco 21A, 1500-714 Lisboa

Contacto: 21 243 7124 | http://thedarjeelingexpress.com/ | [email protected]

Horário: De segunda-feira a sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00.

 

ARGENTINA
EL BULO SOCIAL CLUB

O espaço onde antes encontrávamos um armazém foi renovado para dar lugar a quatro salas distintas onde a inspiração da América Latina é notória. No coração de Marvila, o El Bulo é um espaço despretensioso para comer, petiscar, beber um copo, ver um espetáculo, ou simplesmente ver um jogo de futebol com os amigos. Um projeto do Chef Chakall, este é um espaço com um forte cunho pessoal que não podia ter outro nome: El Bulo é uma expressão argentina utilizada para referir o lar e a casa.

Com uma forte inspiração nas viagens do Chef, visível quer na decoração, quer nos pratos, o El Bulo é mesmo o local ideal para visitar com tempo e descontrair com os amigos ou a família. Até porque, às sextas-feiras e sábados, há música ao vivo com Pedro André Bahia, músico residente.

Morada: Praça David Leandro da Silva 9A, 1950-064 Lisboa

Contacto: 218 619 027 | https://elbulo.pt/ | [email protected]

Horário: De terça-feira a quinta-feira, das 19h00 às 24h00. Sexta-feira, das 19h00 às 2h00. Sábado, das 12h00 às 2h00. Domingo, das 12h00 às 17h00.

 

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
RAFFI’S BAGELS

Em Campo de Ourique existe uma pequena casa de bagels que promete trazer um pouco de Nova Iorque para Lisboa. Os pães em forma de donuts que se espalharam pelo mundo graças aos judeus são o resultado de uma receita que passou de geração em geração e que continua a ser cumprida com detalhe por Raphael – o Raffi que dá nome ao espaço.

Os menus do Raffi’s Bagels são inspirados em Nova Iorque e todos são criados com o maior dos cuidados e os ingredientes mais saborosos. Há o Manhattan, o Central Park, o Soho, o Brooklyn e o Chelsea e cada um reúne um conjunto diferentes de ingredientes. Para além destas opções, existe o My Bagel que permite personalizar o bagel consoante os ingredientes disponíveis no momento.

Morada: Rua Saraiva de Carvalho 120B, 1250-245 Lisboa

Contacto: 21 405 5099 | https://www.facebook.com/RaffisBagels

Horário: De segunda-feira a sábado, das 9h30 às 19h00.

 

GROUND BURGER

Hambúrgueres tipicamente americanos e um espaço que combina na perfeição com os sabores servidos. As opções são imensas e o Ground Burger tem até hambúrgueres vegetarianos, de peru ou com chili (apenas para os mais corajosos), pelo que pode ser uma excelente opção para uma refeição com amigos ou em família (miúdos e graúdos vão adorar!) com a particularidade de haver um conjunto de cervejas artesanais para descobrir e os verdadeiros donuts americanos para saborear à sobremesa.

Não há que enganar: o Ground Burger é um dos restaurantes que evocam a descontração dos Estados Unidos, misturando o conceito de comida rápida com a qualidade dos melhores ingredientes.

Morada: Avenida António Augusto Aguiar 148A, 1050-021 Lisboa

Contacto: 21 371 7171 | http://groundburger.com/ | [email protected]

Horário: Todos os dias, das 11h00 às 24h00.

 

JAPÃO
AJITAMA RAMEN BISTRO

O espaço, em forma de boomerang, é completamente diferente de tudo o que já existia em Lisboa e será certeiro dizer que o Ajitama Ramen Bistro veio para ficar. E se o espaço tem personalidade, o ramen, então, não podia ser diferente.

Aqui provamos as receitas tradicionais de ramen servidas nas tigelas. No Ajitama, o ramen é confecionado com técnicas artesanais japonesas e inclui cinco elementos: gordura (animal ou vegetal), caldo, noodles, tare (uma especiaria) e os toppings. Servida bem quente, a refeição conforta-nos o estômago e confirma aquilo que suspeitamos: o Ajitama Ramen Bistro é o restaurante de ramen que deve conhecer – obrigatoriamente - em Lisboa.

Morada: Avenida Duque de Loulé 36, 1050-091 Lisboa

Contacto: 21 354 0920 | https://www.ajitama.pt/ | [email protected]

Horário: De terça-feira a sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00.

 

HIKIDASHI – TABERNA JAPONESA

O nome do restaurante tem dois significados: gaveta e “coisas no fogo”. E seja qual for a sua interpretação, verá que se relaciona perfeitamente com o espaço: o primeiro porque o Hikidashi é um restaurante pequenino; o segundo porque a ementa não se limita ao sushi e reúne diversos pratos quentes confecionados numa “robata”, que se acende com carvão cubano aromatizado.

Independentemente da sua escolha, está garantida a qualidade e atenção em cada prato. Prove o sashimi feito com toro (barriga de atum), a sopa de miso e as espetadas e, para sobremesa, escolha o cheesecake de chá verde com doce de goiabada.

Morada: Rua Coelho da Rocha 20, 1250-088 Lisboa

Contacto: 21 395 5555 | https://www.facebook.com/hikidashilx/

Horário: De terça-feira a domingo, das 12h00 às 15h00 e das 20h00 à 00h00.

 

IZANAGI

Aberto desde agosto de 2018, o IZANAGI foi pensado pelo sushiman Daniel Rente e inclui não só o típico – e delicioso! – sushi, como também algumas receitas de pratos vendidos nas ruas japonesas e refeições que uma avó japonesa provavelmente cozinharia para nós. Aqui partilha-se e petisca-se, como tanto gostamos, e conversa-se pelo meio como se nada mais importasse. Está sempre tudo bem.

Sugerimos que fique na sala principal do restaurante, pois terá uma experiência ainda mais imersiva. Como a cozinha é aberta, poderá ver toda a confeção e todas as técnicas usadas na preparação da sua refeição.

Morada: Doca de Santo Amaro - Armazém 0, 1350-353 Lisboa

Contacto: 910 851 920 | https://www.gruposushicafe.pt/pt/

Horário: De domingo a quinta-feira, das 12h30 às 22h30. Sexta-feira e sábado, das 12h30 às 23h30.

 

BÉLGICA
MOULES&BEER

O conceito é bastante simples: um prato de mexilhão fresco, acompanhado de uma boa bebida, num espaço descontraído e catita. Moules&Beer é o espaço em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, que dá vida ao mexilhão e o faz acompanhar-se, como o nome do espaço indica, por cerveja.

O restaurante dá destaque à gastronomia belga e prima pela qualidade dos ingredientes, mantendo o que é genuíno (tanto na ementa como no espaço em geral). Seja ao almoço, para petiscar ou jantar com amigos, em família ou em trabalho, o Moules&Beer – a Meca do mexilhão! - é a escolha acertada para quem gosta deste prato típico.

Morada: Rua 4 da Infantaria 29D, 1250-268 Lisboa

Contacto: 213 860 046 | http://www.moules.pt/ | [email protected]

Horário: Todos os dias, das 12h00 às 24h00.

 

LÍBANO
MUITO BEY

Pequenas doses de comida típica do Líbano é o que nos apresenta o MUITO Bey, o restaurante em Lisboa que nos leva a viajar até Beirute para explorarmos com rigor os sabores tradicionais. BEY é o acrónimo do aeroporto de Beirute e “muito bem” é a expressão em português que Ezza, o proprietário, mais gosta de ouvir – o nome combina as suas raízes libanesas e a sua paixão por Portugal.

Entre pratos frios (como é o caso do húmus) ou quentes (como o falafel - almôndegas fritas de grão e favas), este é um restaurante para visitar com tempo, para partilhar pratos e conversas com aqueles que mais gosta.

Morada: Rua da Moeda 8, 1200-275 Lisboa

Contacto: 21 158 0788 | https://www.facebook.com/MuitoBEY/ | [email protected]

Horário: De segunda-feira a domingo, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 24h00.

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool