10 Sugestões de Presentes Eco-Friendly para este Natal | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

10 Sugestões de Presentes Eco-Friendly para este Natal

O Natal não tem de ser sinónimo de desperdício e compras impulsivas – é possível oferecer presentes aos amigos e familiares sem contrariar valores relacionados com sustentabilidade e consciência ambiental. Esta é, também, uma forma de cuidar do planeta e de contrariar a tendência da utilização de materiais menos amigos do ambiente, optando, em simultâneo, pelo apoio a negócios nacionais (perfeito, também, para reduzir a pegada ecológica do transporte).

Sabemos que a procura por presentes eco-friendly tem vindo a aumentar e queremos apoiar essa tendência. E porque “amigo do ambiente” não é sinónimo de “presente aborrecido”, reunimos, neste artigo, 10 sugestões de presentes de Natal que não só são amigos do ambiente, como também são originais e cheios de pinta!

*Fotografia: Play Up

 

nae: ténis produzidos com plástico retirado dos oceanos.

nae significa “No Animal Exploitation” e é o nome da marca portuguesa de calçado vegan que sugerimos neste primeiro destaque. Sabemos que o calçado português tem muita qualidade, e a nae une essa qualidade (proveniente do talento e conhecimento dos artesãos nacionais) aos materiais naturais (ecológicos!) e à filosofia que defende a não exploração animal.

Estima-se que, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos e a nae tenta contrariar isto ao oferecer calçado sustentável feito com plástico recolhido dos oceanos e outros materiais reciclados. Para este Natal, sugerimos os ténis RE-MOVE, que possuem um corte feito de PET 100% reciclado feito de plástico de pós-consumo e plástico recolhido do oceano e que são forrados em microfibra 100% reciclável produzida utilizando um sistema livre de emissões C02. Feitos à mão em Portugal em condições justas de trabalho e disponíveis em quatro cores, os RE-MOVE são o presente ideal para um amigo ou familiar que privilegia um estilo mais casual!

Contacto: +351 21 493 2003 | [email protected] | https://www.nae-vegan.com/pt/re-move-project_500-499.html

Facebook: https://www.facebook.com/naeveganshoes/

Instagram: https://www.instagram.com/naeveganshoes/

 

Play Up: roupa de criança em algodão orgânico.

Sabemos que muita gente opta por oferecer roupa aos mais pequeninos nesta época. É sempre uma boa opção, principalmente porque os miúdos crescem a uma velocidade extraordinária e as peças facilmente deixam de servir. No entanto, relembramos que também é possível oferecer uma peça de roupa bonita, prática e, em simultâneo, amiga do ambiente. É aqui que entra a Play Up.

Esta é uma marca com design e fabrico 100% português, que invoca o slow-making e se distancia do ritmo frenético da produção industrial. As peças de roupa de bebé e criança são feitas em algodão orgânico e fibras naturais e o estilo das suas coleções é descontraído e cuidado. Para que as crianças possam ser aquilo que são – crianças! – sem que a roupa atrapalhe as brincadeiras. Se deseja comprar um conjunto para uma menina especial, sugerimos esta túnica estampada, acompanhada pelo clássico casaquinho de malha e os collants a combinar. Consegue imaginar como a sua princesa vai ficar? Amorosa, sem qualquer dúvida! No entanto, há muito para explorar – a coleção de produtos orgânicos e sustentáveis da Play Up está a aumentar de estação para estação e nós aplaudimos esta iniciativa!

Contacto: +351 253 879 009 | [email protected] | https://www.playupstore.com/

Facebook: https://www.facebook.com/playupstore

Instagram: https://www.instagram.com/_playup_

 

Insane in the Rain: o impermeável cool para este inverno!

A Insane In The Rain é uma marca ambientalmente consciente que mantém o plástico longe dos golfinhos ao utilizar um material proveniente de garrafas descartáveis para produzir impermeáveis coloridos para senhora, homem e criança.

Cheios de padrões e para toda a gente (a partir do primeiro ano de idade), os impermeáveis são produzidos em Taiwan, onde os desperdícios são convertidos em matéria têxtil. No entanto, Hannah Edwards, que vive em Lisboa e que não só é responsável pela "Insane In The Rain" como também é apaixonada pela nossa capital, já pensa na possibilidade de passar a produzir as coleções em Portugal. Não se deixem enganar pela comunicação da marca - as palavras estão escritas em inglês, mas é em Lisboa que tudo ganha vida (e nós orgulhosos disso, correto?). Se andam à procura de um impermeável com pinta, um destes pode ser a opção ideal (até porque, com essa compra, haverá menos 20 garrafas de plástico a passear pelos nossos oceanos).

Contacto: [email protected] | https://insaneintherain.com/

Facebook: https://www.facebook.com/INSANEINTHERAINWEAR/

Instagram: https://www.instagram.com/insaneintherain/

 

NaturaPura: as primeiras roupinhas.

Se vem um bebé a caminho – ou se alguém vai celebrar o seu primeiro Natal! – aqui fica uma sugestão portuguesa e sustentável: as roupinhas da NaturaPura. Esta é uma marca portuguesa de produtos ecológicos para bebé, criados a partir de algodão totalmente biológico (com certificação). Por não utilizar tingimentos ou produtos químicos, as roupinhas da NaturaPura são todas apresentadas nas cores naturais do algodão (cru, verde e castanho) e indicadas para as peles sensíveis dos mais pequeninos.

As etiquetas são colocadas na parte exterior das peças (não, não precisam de tirar!), as calças de recém-nascido não têm elástico, todas as peças são fáceis de vestir e muitas delas não têm costuras. Tudo para que os bebés estejam confortáveis e quentinhos! E quão amoroso é este conjunto de recém-nascido?

Contacto: +351 253 191 529 | [email protected] | https://www.naturapura.com/

Facebook: https://www.facebook.com/naturapura.pt

Instagram: https://www.instagram.com/naturapura/

 

ISTO: essenciais em qualquer guarda-roupa.

Ser amigo do ambiente também é optar por peças de qualidade, com um corte intemporal e clássico. Os básicos essenciais do guarda-roupa são sempre bons presentes, e a ISTO dá uma ajuda neste Natal. Criada em Lisboa, a marca é 100% portuguesa e cria as suas peças com recurso a materiais totalmente orgânicos.

Com uma política que privilegia a transparência, a ISTO apoia o slow-fashion e convida os homens e mulheres a simplificar o seu vestuário, defendendo que um guarda-roupa minimalista não tem, necessariamente, de ser um guarda-roupa aborrecido ou chato. Os amantes de moda vão adorar as peças básicas da marca. Para um homem com pinta (que também se preocupa com a sustentabilidade e o ambiente) que tal a camisa perfeita para as rotinas do dia-a-dia?

Contacto: +351 917 578 186 | [email protected] | https://isto.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/isto.pt

Instagram: https://www.instagram.com/isto.pt/

 

Josefinas Portugal: um par de sabrinas vegan.

A Josefinas Portugal ficou conhecida por andar nos pés de algumas das maiores celebridades e influenciadoras mundiais. Com a premissa de que nenhuma mulher precisa de usar saltos altos para estar elegante ou se sentir poderosa, a marca portuguesa produz artesanalmente sapatos rasos, entre os quais encontramos um modelo de sabrinas vegan.

As Josefinas Vegan são inteiramente criadas em pele faux, com sola em neolite, e estão disponíveis em preto e rosa, não recorrendo a materiais de origem animal na sua produção e mantendo os valores da produção lenta, par a par. Um grande passo no setor do calçado de luxo português com a mesma dedicação e cuidado de sempre!

Contacto: [email protected] | https://josefinas.com/pt/

Facebook: https://www.facebook.com/JosefinasPT

Instagram: https://www.instagram.com/josefinasportugal/

 

Paparina: peças criadas a partir de redes de pescadores.

Se deseja oferecer um presente mais ousado à mulher da sua vida, então tem mesmo que conhecer a Paparina, a marca portuguesa que utiliza as redes de pescadores encontradas nos oceanos e os tecidos desperdiçados nas fábricas para criar peças de lingerie, roupa de praia, robes, camisolas quentinhas e camisas de noite. Desenhadas e produzidas em Portugal, as peças não só são amigas do ambiente, como são também elegantes e diversificadas.

As peças dos conjuntos são vendidas separadamente (perfeito para quem usa tamanhos diferentes ou prefere combinar diferentes estilos e cores) e as rendas são uma constante e as opções são imensas. Se procura um presente menos arriscado, mas ainda assim ousado, sugerimos o kimono em seda e veludo, criado à mão e inspirado nos anos 20 (com a vantagem de que não terá de adivinhar o tamanho ideal!).

Website: https://www.paparina-store.com/

Instagram: https://www.instagram.com/paparina.swimlingerie/

 

Conscious Swimwear: a roupa de praia perfeita para a próxima viagem.

A Conscious Swimwear preocupa-se, simultaneamente, com o meio ambiente e com a estética, utilizando matérias-primas que ajudam a reduzir os desperdícios e a minimizar o impacto da produção das peças. Todo o processo é controlado por Joana, a fundadora, e esta garante que os salários são justos, que não há produção em massa e que tudo é confecionado de forma ética com plástico retirado dos oceanos.

Poderá ser estranho oferecer roupa de praia no Natal, mas se tem uma amiga ou uma familiar que está a planear uma viagem para um destino quente, talvez seja o presente ideal! O fato-de-banho Julian será um sucesso, certamente!

Website: https://www.consciousswimwear.com/

Instagram: https://www.instagram.com/conscious_swimwear/

 

Ekotoy: brinquedos sustentáveis.

Brinquedos ecológicos (criados com diversos materiais naturais tais como madeira, cortiça, papel, algodão biológico, bambu, entre outros) e criteriosamente selecionados são as propostas da Ekotoy, uma marca portuguesa que certamente fará sucesso este Natal. Todos os brinquedos cumprem os requisitos rigorosos da diretiva europeia de segurança de brinquedos, bem como outros padrões internacionais de segurança de brinquedos, para além de promoverem a tradição e o comércio do artesanato.

Os brinquedos de madeira são os nossos favoritos, e serão excelentes surpresas para os petizes da casa! Que tal oferecer-lhes a possibilidade de serem arquitetos e descobrirem como tudo se encaixa na criação desta igreja tão gira? Será uma surpresa vencedora!

Contacto: [email protected] | https://www.ekotoy.com/

Facebook: https://www.facebook.com/myekotoy/

Instagram: https://www.instagram.com/myekotoy/

 

JUST.O: calças de ganga eco-friendly.

Apresentar um produto confortável, diferenciador, com qualidade e, ainda assim, eco-friendly é a máxima da JUST.O, a marca portuguesa que trouxe a sustentabilidade até ao mundo das calças de ganga (de homem e de senhora). Recorrendo a matérias-primas de excelência, produzidas em Portugal, e assentando todo o seu processo na criação de valor e responsabilidade social, a JUST.O garante condições de trabalho justas e uma utilização consciente dos recursos naturais.

As calças de denim sustentável da JUST.O são um must-have em qualquer guarda-roupa, até porque são das poucas com certificado BCI (Better Cotton Initiative) e as peles são todas provenientes da cadeia alimentar. Peças com uma história para contar, e que farão parte das histórias do próximo Natal também!

Contacto: [email protected] | http://www.justfashion.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/justfashion.pt

 

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool