10 formas de tornar Cool o isolamento preventivo | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Blog

LC_Blog_10 formas de tornar Cool o isolamento preventivo

10 formas de tornar Cool o isolamento preventivo

Estamos preocupados com a situação mundial, mas somos otimistas de coração. Como vocês, estamos em casa, mas nem isso nos para.

O estado é de Emergência e é primordial protegermo-nos uns aos outros, por isso apelamos a que fiquem em casa e a que se mantenham seguros. Para vos ajudar, selecionamos um conjunto de iniciativas que estão a decorrer para tornar estes dias de quarentena mais toleráveis. Temos a sorte de viver num mundo cada vez mais globalizado, em que todos podemos estar em contacto com grande facilidade. As redes sociais, com tudo o que acarretam, são um excelente meio de comunicar com quem mais gostamos e, nesta altura de desânimo, vieram reinventar-se como forma de aproximação.

Não é por estarmos em casa que não promovemos a criação de momentos felizes, ok? Preparem-se para descobrir como tirar partido desta situação, vamos lá!

*Fotografia: Brad Rumble

 

#01 #VamosPassarODiaJuntos

A iniciativa da CITY – Conventions In The Yard, organizadora da Comic Con., quer fazer de cada português um herói. Através das suas plataformas digitais, tem vindo a partilhar (com a hashtag #VamosPassarODiaJuntos) sugestões de filmes, séries, videojogos, livros, jogos de tabuleiro e músicas do universo da cultura pop, para tornar os dias mais animados e divertidos.

O apelo é para que fiquemos em casa e sejamos nós os heróis, evitando a propagação do vírus. Com estas dicas incríveis, o nerd em cada um de nós rejubila!

*Fotografia: Comic Con Portugal

 

#02 Wine Hour at Home

A iniciativa Wine Hour at Home., uma parceria entre a Chefs Agency e a Martins Wine Advisor, promete trazer momentos de descontração no final do trabalho – sim, porque para quem está a trabalhar em casa pode ser bastante difícil “desligar” quando o nosso ambiente não muda e a tensão acumula. Mas, como bons portugueses, sabemos que não há nada que um copo de vinho não resolva.

A ideia é que se ligue ao Instagram do Wine Hour at Home, de copo de vinho da mão, e brinde (em conjunto com outros portugueses) com as sugestões de produtores nacionais. Saúde!

*Fotografia: Hemes Rivera

 

#03 Josefinas’ Book Club

A Josefinas lançou o seu próprio Clube de Leitura e trouxe-nos mais uma excelente razão para ficarmos em casa. Toda a iniciativa é de mulheres e para mulheres, e irá incluir sugestões de livros escritos por mulheres, que enaltecem valores feministas e com os quais toda a equipa da marca se identifica.

A iniciativa pode ser acompanhada no Instagram da marca e através da hashtag #JosefinasBookClub. Através das redes sociais, todas as mulheres são incentivadas a partilhar as suas leituras e opiniões, e a Josefinas reservará ainda um espaço para reviews de cada um dos livros no seu blog. Feministas apaixonadas por livros – acusem-se!

*Fotografia: Josefinas Portugal

 

#04 Revista De Mãe para Mãe

O De Mãe para Mãe trouxe-nos uma surpresa especial. O maior portal de maternidade em Portugal viu, no final do ano passado, o seu conteúdo passar do digital ao palpável e lançou a sua própria revista. Escrita por profissionais especializados e abordando temáticas pertinentes para todos os pais, a revista é trimestral e gratuita – sendo que, até agora, quem quisesse receber um exemplar, precisava apenas de pagar os portes de envio.

No entanto, de forma a combater o isolamento social, o De Mãe para Mãe oferece a todas as grávidas e mamãs a possibilidade de obterem gratuitamente a revista. Basta fazerem o download no webstite - conteúdo fidedigno, à distância de um clique, que pode descarregar sem complicações.

*Fotografia: De Mãe para Mãe

 

#05 Cozinhar com Ljubomir Stanisic

É no Instagram que o Chef de cozinha Ljubomir Stanisic partilha os seus “truques”. Para incentivar os portugueses a ficarem em casa e aproveitarem este tempo de reclusão para porem em prática os seus dotes de culinária, o Chef partilha nas suas histórias as receitas que, em sua casa, também fazem sucesso.

Esta é uma boa forma para aproveitar este tempo para aprender os básicos da culinária, enquanto deixa o ambiente em casa mais feliz – porque as pessoas se conquistam pelo estômago e sabemos que ficar em casa fechado causa muita tensão acumulada!

Já é possível, nos destaques do seu Instagram do Chef Ljubomir (@ljubostanisic) intitulados #Staythefuckhome, conhecer a receita de “Crepes Happy Family”. Divirtam-se, e bom apetite!

*Fotografia via Instagram de Ljubomir Stanisic

 

#06 Cursos Gratuitos

Para quem quer aproveitar este tempo para aprender ou aumentar as suas habilidades nas mais diversas áreas, há plataformas online que disponibilizam cursos gratuitos.

A Udemy promove alguns cursos gratuitos, desde formações sobre como criar um bom currículo, ferramentas Excel, ou sistemas de gestão. Aliás, esta é uma opção valiosa que se deve ter em conta sempre, não só em quarentena, já que alguns cursos podem ser encontrados sem custos durante todo o ano.

Também a Coursera se juntou às iniciativas durante este tempo de crise. A plataforma de aprendizagem online disponibilizou acesso livre a universidades que tenham sido fechadas, concedendo aulas online gratuitas e minimizando o impacto negativo do vírus na educação.

Por outro lado, se está a trabalhar remotamente, encontrará gratuitamente nesta página do LinkedIn dicas valiosas que ajudarão a gerir o trabalho, a manter o foco e a melhorar a produtividade.

O saber não ocupa lugar e nesta altura não nos falta tempo para aprender, vamos a isso?

*Fotografia: Thomas Lefebvre

 

#07 Iniciativa #BeerAtHome

Mais do que nunca, este é um momento para as pessoas se manterem unidas, ainda que à distância de uma videochamada ou de um telefonema. Por isso, as cervejas artesanais, a convite da Cervejaria Trindade, decidiram também unir forças para criar o movimento #BeerAtHome.

Diariamente, às 19h00, as pessoas são convidadas a partilhar uma cerveja com os amigos – para promover os bons momentos de partilha – e têm ainda a possibilidade de ganhar um pack de cerveja em casa, que será entregue depois do período de quarentena, para que possa ser partilhado com os amigos num dos primeiros reencontros ao vivo, como seria habitual.

A iniciativa decorre até ao dia 31 de março e o regulamento encontra-se disponível para consulta aqui.

*Fotografia: Beer at Home

 

#08 Exercício com a Outdoor Training Camp

Já todos rimos com as piadas de que no final da quarentena estaremos com 10kg em cima, verdade? Mas não tem de ser assim – aliás, não deve ser assim!

Outdoor Training Camp é um projeto de Lisboa que tem vindo a promover, ao longo dos últimos anos, imensas formas de incentivar os portugueses a saírem de casa e mexerem o esqueleto. Mas face à situação atual do país, o projeto adaptou-se com rapidez e, em vez de promover as saídas de casa, mostra-nos como podemos, em casa, treinar e combater o sedentarismo.

A iniciativa pode (e deve) ser acompanhada nas redes sociais – Facebook e Instagram – onde serão partilhados videos de treinos. Aceita o desafio?

*Fotografia: Kelly Sikkema

 

#09 Play It Safe

Em plena pandemia, surge mais uma iniciativa para aproximar as pessoas através da música. A Play it Safe é uma plataforma da Omnichord Record criada para transmitir concertos e emissões de rádio em direto, que incentiva a ficarmos em casa na companhia (virtual!) dos nossos músicos favoritos. Alguns artistas irão atuar num âmbito intimista através das suas casas e algumas destas performances serão registadas e transmitidas ao vivo nas redes sociais também em vídeo.

Acompanhe o Facebook da página para descobrir e acompanhar todas as transmissões. Surma, Homem em Catarse, Alex D’alva Teixeira, Best Youth, Cassete Pirata, Filipe Sambado ou First Breath After Coma são alguns dos participantes. Oiça tudo aqui.

*Fotografia: Play it Safe

 

#10 Convida 19

Hoje e amanhã (23 e 24 de março), artistas das mais diversas áreas dão o seu testemunho online através do Facebook, por uma causa comum: ajudar a Cruz de Malta Portugal na angariação de donativos para a aquisição de um Hospital de Campanha e prestar um agradecimento a todos os profissionais de saúde e da segurança nacional.

O Live Streaming Solidário “CONVIDA 19 – TODOS POR UMA CAUSA” promovido pela Cruz de Malta Portugal “, junta vários artistas, desde a área da música, magia, humor, leitura, pintura, gastronomia entre outras, com atuações ou performances de aproximadamente 30 minutos cada um, em livestreaming, através da página do Facebook. No Maka, Luís de Matos, José Luís Peixoto, Filipe Gonçalves, O Martim, António e Catarina Raminhos, Catarina Miranda e Sofia Novais de Paula ou Diogo Faro são alguns dos artistas que poderá ver e ouvir.

*Fotografia: Convida 19

 

#LISBOACOOL

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool

#lisboacool