Agenda | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Agenda

URBAN SHAPES

Quinta, 17 Outubro

URBAN SHAPES
FOTOGRAFIA E DESIGN

INAUGURAÇÃO DIA 17 de outubro das 18.30 às 21.30

A exposição fica patente até segunda-feira 18 de novembro de 2019

Horário de funcionamento:
Quinta feira das 11.00 às 20.00
(entrada livre)
Ou por marcação

Exposição coletiva de April Key, Marco Laborda e Monica Menez, com a curadoria de Francisco Vaz Fernandes

"Na busca de uma programação multifacetada, a Galeria CABANAmad, reúne 3 artistas que apesar de trabalharem disciplinas e medias diferentes, têm na sua lógica de apropriação e construção das formas, pontos de contágio relevantes. April Key é uma designer inglesa que mora em Istambul que desenvolve trabalhos a partir de lógicas de escultura trazendo referências a formas arquitectónicas, nomeadamente a arquitetura deco. Os seus candeeiros da Ocean Drive collection, tiveram como ponto de inspiração inicial, o colorido de uns Kodakcromes com vistas de Miami que encontrou numa flea market de Istambul. Tal como na silhueta de uma cidade, há uma acumulação de formas tendencialmente geométricas coroadas por neons. São matérias que nos remetem para o brilho e a magia de qualquer cidade. Os candeeiros de Key são realizados a laser e os tubos de vidro dos neons são produzidos à mão por artesãos locais experientes, que lhes conferem a mesma ternura mágica das cidades.
O mesmo ambiente formal dos anos 50 parece sugestionar o universo de Monica Menez, fotógrafa de moda, residente em Stuttgart, que gosta de recriar ambientes cinematográficos. A par dos filmes de moda, a maior parte da sua fotografia classifica-se na área da fotografia de produto, pois é criada para revistas de moda.A execução da imagem obriga a um processo construtivo e a uma execução rigorosa para chegar a uma imagem transgressiva e sensual. Ainda que em alguns aspetos toque o kitsch e um certo irrealismo, essa regressividade leva a criadora a um sentimento de libertação e permissividade. Ou seja as suas fotografias, são o espelho da liberdade que molda as grandes cidades como Stuttgart. Monica Menez trabalhou para a Vogue Portugal, assim como para muitos outros títulos de referência da moda.

Também no trabalho de Marco Laborda, artista catalão residente em Madrid encontramos um processo construtivo e uma certa emoção surreal, a partir das suas colagens sobre fotografias. Tendo, no essencial, o retrato como referência, desconstrói as imagens usando o recorte, para depois as reconstruir, aplicando colagens. Nesse sentido, recusa uma lógica naturalista juntando elementos formais que desfiguram o retrato e dão uma nova plasticidade ao trabalho final. As novas formas acumuladas adensam os seres que nos são propostos e dão-lhes aspetos surrealistas, uma experiência que vai ao encontro do trajeto modernista sobre a representação do real. As desfigurações dos seres criados por Marco Laborda remetem-nos para o mundo das transfigurações do ser na complexidade das sociedades urbanas."

- texto de Francisco Vaz Fernandes -

CABANAmad
Rua da Misericórdia 66, 1ºdto
1200-273 LISBOA
+351 213420861
[email protected]

Quando?

Quinta, 17 Outubro de 2019
Das 11:00 às 20:00

Onde?

Rua da Misericórdia 66, 1ºdto
1200-273 Lisboa

Mais Info

+351 213420861