Agenda | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Agenda

Recordando Leonardo Sciascia por ocasião dos 30 anos do falecimento

Sexta, 25 Outubro

Por ocasião da efeméride dos 30 anos do falecimento de Leonardo Sciascia, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, irá recordar o escritor siciliano no dia 24 de Outubro e no dia 5 de Novembro.

O primeiro evento que decorre às 19h00 de 24 de Outubro no Auditório da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, integrando a programação da XIX Semana da Língua Italiana no Mundo dedicada ao “Italiano no Palco”, tem como protagonista o realizador Fabrizio Catalano, neto do Leonardo Sciascia com a performance "Leonardo Sciascia 30 anni dopo – Il potere è altrove”. As palavras de Sciascia, tiradas de alguns de alguns dos seus romances mais esclarecedores, dos seus ensaios, das suas controversas intervenções em revistas e jornais, ecoam na sala, através da voz do ator Ivan Giambirtone, e atadas pelo fio das memórias do neto. Um espetáculo caracterizado por uma estrutura invulgar, com o objetivo de desconstruir os cânones do teatro tradicional, misturando ficção, leitura, debate, assumindo frequentemente tons coloquiais e até confidenciais. Como pano de fundo, há episódios da vida de Leonardo Sciascia: momentos de intimidade, viagens, sorrisos e ansiedades; no palco, trechos de algumas das suas obras mais conhecidas.

Fabrizio Catalano (Palermo, 14 de outubro de 1975). Diretor de cinema e dramaturgo, depois de ter dirigido vários documentários e curtas-metragens, dedica-se principalmente ao teatro, encontrando o favor do público e da crítica, com alguns espetáculos baseados em obras de seu avô Leonardo Sciascia (Il Giorno della Civetta, Todo modo, A ciascuno il suo, La scomparsa di Majorana), bem como originais (Amore intorno al vuoto, Dannata bellezza). Durante três anos foi diretor artístico do Teatro Regina Margherita em Racalmuto. É também autor de dois romances (Una goccia d’ambra nella neve, La profanazione del pudore), de artigos e ensaios. Também traduziu do francês poesia e textos teatrais de Charles Van Lerberghe, Georges Rodenbach, Émile Verhaeren, Auguste de Villiers de l'Isle-Adam.

Na Terça-feira, dia 5 de Novembro às 18h30 na Biblioteca da Imprensa Nacional Casa da Moeda, o jornalista e escritor Matteo Collura terá a conferência "Trent'anni senza Sciascia. La Sua memoria ha un futuro".

Matteo Collura nasceu em 1945 em Agrigento mas vive em Milão desde 1978. Estreia-se inicialmente como pintor para depois se dedicar à profissão de jornalista. Em 1979 publica o seu primeiro romance, Associazione indigenti, editado pela Einaudi com a aprovação de Italo Calvino. Amigo fraterno de Leonardo Sciascia, em 1996 publica a sua biografia, Il maestro di Regalpetra (reeditada recentemente pela editora La Nave di Teseo), seguida em 2002 por Alfabeto eretico (agora publicado por Longanesi com o título Alfabeto Sciascia). Em 2010 publica Il gioco delle parti – Vita straordinaria di Luigi Pirandello. Matteo Collura dedicou vários outros livros à sua região de origem, In Sicilia; Qualcuno ha ucciso il generale; L’isola senza ponte; Sicilia, la fabbrica del mito. Sicilia sconosciuta (Rizzoli) é seu best-seller com várias edições revisadas e atualizadas, desde a primeira (1984) até a mais recente (Maio de 2016). Escreve nas páginas culturais dos jornais Il Messaggero e Corriere della Sera.

Para mais informações: tel. + 351 213884172; [email protected]; www.iiclisbona.esteri.it

Quando?

Sexta, 25 Outubro de 2019
Das00:00 às 23:59

Onde?

Auditório da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva
1700 Lisboa