Agenda | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Agenda

Primeira exposição em Portugal de Tiffany Chung - Thủ Thiêm: an archaeological project for future remembrance

Quinta, 5 Setembro

Na sua primeira exposição em Portugal, a artista plástica vietnamita Tiffany Chung apresenta, no espaço Lumiar Cité, a obra “Thủ Thiêm: an archaeological project for future remembrance”.
O projecto resulta de uma parceria do Lumiar Cité com o Johann Jacobs Museum (Zurique), onde a obra foi apresentada nos últimos meses, constituindo a primeira exposição individual da artista num museu europeu.
A artista parte de escavações em ruínas e em resíduos urbanos para revelar objetos, incluindo sapatos de criança, caixilhos de janelas ou azulejos. Thủ Thiêm, o local de escavação, é um bairro antigo da cidade de Saigão (Vietname).
Os objetos encontrados nesta pesquisa arqueológica de Tiffany Chung não são necessariamente singulares. São testemunhos triviais de uma vida quotidiana e passada, que ainda ressoa dentro dos objetos.
Deste modo, os objetos tanto falam da presença do poder colonial francês na Indochina, como do valor sentimental de uma tigela de arroz em porcelana.
Thủ Thiêm era um bairro movimentado, um organismo urbano, que foi sujeito a um plano diretor urbanístico – uma reformulação otimista e exaustiva do espaço urbano que não deixa vestígios do tecido preexistente e rasga as estruturas sociais.
A artista responde ao plano diretor – que faz uma espécie de tabula rasa e apaga a história – com uma perspetiva diferente, traçando uma cartografa artística que capta simultaneamente as dimensões espirituais e históricas de um lugar.

Quando?

Quinta, 5 Setembro de 2019
Das 15:00 às 19:00

Onde?

Rua Tomás del Negro, 8A
1750-105 Lisboa

Mais Info

21 755 15 70 | 21 352 11 55