Agenda | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Agenda

Exposição "Aquarelas do Descobrimento" - Carybé

Terça, 26 Março

Um dos mais importantes trabalhos inspirados na expedição que resultou na descoberta do Brasil chega pela primeira vez em Portugal no dia 9 de março, exatamente 519 anos depois que a armada comandada por Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa.

As 52 obras que integram a exposição “Aquarelas do Descobrimento”, de Carybé, artista plástico que, ao longo da sua brilhante carreira, retratou o Brasil como nenhum outro, é uma versão aquarelada sobre o registro mais antigo da existência do país: a Carta de Pero Vaz de Caminha.

Em cores vivas e traços leves, Carybé dá vida a momentos mais marcantes da narrativa portuguesa sobre o Brasil: a navegação da esquadra; o avistar das terras; o primeiro contato entre portugueses e índios; a troca de culturas; a primeira missa. Cenas dos primeiros encontros que, mais tarde, com a contribuição igualmente fundamental dos africanos, daria origem ao povo brasileiro.

“Aquarelas do Descobrimento” tem como curadora Solange Bernabó, filha de Carybé. A exposição é uma iniciativa da Embaixada do Brasil, que tem por objetivo reforçar ainda mais os históricos laços que unem Brasil e Portugal, ressaltando a singularidade da cultura brasileira ao mesmo tempo que revela as afinidades que aproximam os dois povos. A Embaixada segue tendo como uma de suas prioridades a promoção das artes brasileiras no exterior.

Quando?

Terça, 26 Março de 2019
Das 09:00 às 19:00

Onde?

Palácio da Independência - Largo de São Domingos, 11 - Rossio
1150-062 Lisboa

Mais Info

21 324 1470