Agenda | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Agenda

DESOBJECTION

Terça, 18 Junho

Os sítios onde habitualmente passamos com indiferença são aqueles que mais atraem e fascinam António da Cruz Rodrigues. Porque são esses lugares que commumente cruzamos com indiferença que lhe permitem revelar, através da imagem captada, um mundo que precedentemente não existia.

Como nos explica o artista, “A diferença está no modo como me aproprio do "sítio", no modo como tomo posse daquele espaço e na forma como o tento compreender, procurando conhecê-lo e nunca o dominando. Este processo só é possível quando visitamos um espaço inúmeras vezes e o namoramos sem a sua autorização, confinando-o a um olhar também sem o seu consentimento. Como se dissesse "este espaço é meu", fazendo saber este facto através da imagem fotográfica que exponho. Podemos ser todos donos, em comunidade, do mesmo espaço material, mas donos exclusivos de um modo singular de o ver.”

A sua arte não se limita à forma como fotografa e dá a conhecer cada local, revelando-se sobretudo pela capacidade de abstração que lhe permite ir para além dos confins físicos que a imagem "impressa" impõe.

“Não quero estar distante das imagens que crio, quero estar dentro dos espaços que fotografo. Não quero olhar para uma imagem como se tratasse de um mapa que me cria a ilusão de domínio de um território por onde nunca caminhei, objetivando-o no sentido de lhe atribuir um significado explícito. Não quero apropriar-me de um "sitio" fotográfico, objetivando-o, criando a ilusão de dominar uma realidade. As minhas fotografias estão num percurso de des-objetivação do "sítio" fotográfico. Procuro ir para além dos significados partilhados, sem preconceitos.

Sobre o artista
António da Cruz Rodrigues é Doutorado em Design pelo IADE - Creative University, Licenciado em Design Industrial pelo IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing e Master em Design Industrial pela Scuola Politecnica de Design de Milão.

Exposições individuais
DESOBJECTION, Fundação Portuguesa das Comunicações - Museu das Comunicações, 2019
DIS-CONNECTED, undação Portuguesa das Comunicações - Museu das Comunicações, 2018

Quando?

Terça, 18 Junho de 2019
Das 14:00 às 19:00

Onde?

Beco do Carrasco, 12
1200-096 Lisboa

Mais Info

211311411