Agenda | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Agenda

A Cultura na Era da Inteligência Artificial - Conversa com Benjamin H. Bratten na Trienal de Arquitectura de Lisboa

Quinta, 30 Maio

Benjamin H. Bratton, professor de Artes Visuais e diretor do Centro para Design e Geopolítica, da Universidade da Califórnia, é o quarto e último convidado do Programa de Conversas Human Entities.

Nesta sua 3.ª edição, o Programa de Conversas Human Entities tem como lema a Cultura na Era da Inteligência Artificial. Entre março e maio, especialistas internacionais são convidados a debaterem o impacto da Inteligência Artificial na vivência social e na criação de cultura na nossa sociedade e os possíveis futuros que se (nos) colocam.

A Cultura na Era da Inteligência Artificial procura refletir sobre a utilização destes poderosos sistemas, que está a ser acompanhada por crescente desigualdade social, múltiplos escândalos da indústria e um reconhecimento cada vez maior de que estas tecnologias estão a minar a democracia, com possíveis consequências para a liberdade individual.

Se este cenário beneficia as elites ou, pelo contrário, contribui para o bem público dependerá das escolhas políticas atuais.

Com o passar do tempo, e à medida que a pressão aumenta, a compreensão que as empresas têm da machine intelligence poderá alterar-se de modo a lidar com a complexidade do mundo real.

Mas, se não aceitarmos que humanos e máquinas pensam de forma diferente, estamos a limitar as nossas hipóteses de compreender o verdadeiro potencial da inteligência artificial.

Talvez o nosso maior ganho com a inteligência artificial seja justamente a possibilidade de nos ajudar a ultrapassar o desejo de replicar a mente humana, oferecendo-nos novas formas de pensar.

Quando?

Quinta, 30 Maio de 2019
Das 18:30 às 21:30

Onde?

Campo de Santa Clara 142-145
1100-474 Lisboa