Agenda | Lisboa Cool
Entrar | Registar

Agenda

Conferência “Num mundo diferente: Pacheco de Sampaio na China dos Qing (1752-1753)”

Sexta, 25 Janeiro

O Museu do Oriente organiza um ciclo de conferências em torno da exposição “Três Embaixadas Europeias à China”, com a primeira a realizar-se a 25 de Janeiro, às 18h00, com entrada gratuita, sobre o percurso de Pacheco de Sampaio na China dos Qing.

Numa sessão intitulada “Num mundo diferente: Pacheco de Sampaio na China dos Qing (1752-1753)”, o historiador António Vilhena de Carvalho regressa aos tempos de uma Europa ainda à procura da Ásia, em novos moldes e com novos protagonistas. Um mundo em que já participam activamente a América e África, graças a novos caminhos marítimos, mais largos e mais rápidos. Um mundo no qual se começam a descortinar já as grandes mudanças que a Revolução Científica e a Revolução Industrial iriam trazer à escala global, às quais a China da dinastia Qing não foi impermeável, como muitos ainda julgam. Este mundo que levou a embaixada de Francisco Pacheco de Sampaio ao Imperador Qianlong, da dinastia Qing, em 1752, numa altura delicada para os interesses portugueses em Macau e na China.

António Vilhena de Carvalho é doutorando pela Universidade Católica Portuguesa (PiudHist, Programa Interuniversitário de Doutoramento em História) e possui um mestrado em Estudos Asiáticos e uma licenciatura em Direito pela mesma universidade. Os seus trabalhos de investigação actuais centram-se sobre a China das primeiras décadas do século XX e sobre a imagem que ela projecta, à época, em países como Portugal e o Reino Unido.

As próximas sessões são dedicadas aos temas “O primeiro embaixador europeu à China Ming: Tomé Pires (1517-1577)”, por Jorge dos Santos Alves (22 Fevereiro) e “A Europa e a Pax Mongólia. A embaixada de Frei Lourenço de Portugal (1245)”, com Ana Cristina Costa Gomes (29 Março).

Quando?

Sexta, 25 Janeiro de 2019
Das18:00 às 20:00

Onde?

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-352 Lisboa

Mais Info

213 585 200