Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Museu da Eletricidade

A história da eletricidade em Lisboa

Há espaços que vale mesmo a pena visitar, e há espaços que não pode perder – o Museu da Eletricidade é um desses.

Este é um exemplo soberbo da arquitetura industrial do início do século XX, que nos conta como é um dia na central termoelétrica que aqui operou até 1951, responsável por abastecer a grande Lisboa. Mas não só do passado se vive, também aqui se vive o presente e o futuro. O Museu da Eletricidade recebe exposições que, de uma forma ou outra, tentam na sua maioria conjugar a arte com a ciência.

A nossa visita começou com a explicação do funcionamento da termoelétrica e do ambiente de trabalho que se vivia na altura do seu auge. Toda a explicação foi acompanhada pelo esclarecimento do funcionamento da maquinaria da época, que ainda hoje trabalha e se encontra em perfeito estado, acompanhado com figuras que representam os antigos trabalhadores.

Durante a visita há também um momento dedicado às fontes de energia, aos cientistas mais importantes na história da evolução da produção de energia elétrica e um momento mais lúdico, mas divertido, com jogos pedagógicos relacionados com a eletricidade.

A visita também passou pelos espaços dedicados às exposições temporárias, que recebem projetos artísticos em qualquer forma, como fotografia, pintura, escultura...

Se esta é uma temática pela qual tem muito interesse, ou então, se procura uma visita mais exclusiva, agende uma visita que inclua a passagem por zonas secretas. Estas zonas por norma não estão abertas ao público, como os vários andares das caldeiras, a sala dos reóstatos e do tapete de distribuição do carvão, a torre misturadora, o castelo da água e os túneis. Uma boa maneira de ter acesso ao mundo mais oculto deste museu.

Horário

Ter - Dom: 10:00 - 18:00 | Visita Percurso Secreto: 1º domingo de cada mês | Visitas espontâneas guiadas ao fim de semana às 10:30, 12:00, 15:00 e 16:30 | Encerrado: 1 Jan, 1 Mai e 25 Dez