Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Museu do Chiado

O Museu que atravessa a história da arte em Portugal

Situado no centro histórico da cidade, em pleno Chiado, este museu tem um valor cultural inestimável, visto apresentar o maior acervo de arte contemporânea portuguesa. Aqui, percorrem-se décadas e décadas de história, ilustradas pelas mais belas obras de arte.

O Museu do Chiado abre ao público em 1911, numa ala do antigo Convento de S. Francisco. Devido ao incêndio no Chiado em 1988, e com a ajuda de fundos do governo francês, o museu foi reconstruído. Esta remodelação foi projetada pelo prestigiado arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte, reabrindo em 1994.

A sua vasta coleção data de 1850 até aos dias de hoje, preservando algumas das maiores obras contemporâneas nacionais. Conta com uma exposição permanente e exposições temporárias. As exposições temporárias podem ser da coleção, ou não. Assim sendo, são frequentes as exposições de artistas nacionais ou internacionais.

A própria arquitetura do museu também é admirável. Foram mantidas algumas características próprias do edifício como, por exemplo, a parede dos fornos, que remonta à época em que o edifício era uma fábrica de bolachas.

O Museu do Chiado merece ser visitado, tanto pelos amantes da arte contemporânea, como por quem está interessado em conhecer o património cultural português.

Horário

Ter - Dom: 10:00 - 18:00