Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Museu da Carris

a memória viva dos transportes públicos de Lisboa

A dimensão da cidade de Lisboa teve grande crescimento graças ao desenvolvimento dos sistemas de transportes públicos, sendo a empresa Carris a grande contribuidora para este progresso. No que toca à evolução histórica e tecnológica de Lisboa e da Carris, há muito para reviver através de uma viagem no tempo com raríssimos documentos e objetos de valor. Apertem os cintos e boa viagem!

Inaugurado em 2012, o Museu da Carris posiciona-se como um polo cultural e a mais pura memória viva dos transportes públicos de Lisboa, sendo uma verdadeira ponte entre o presente, o passado e o futuro.

A memória viva dos transportes públicos é apresentada através de duas zonas que são percorridas através de um elétrico do século XX. Espetacular, não?!

A primeira zona descreve a evolução da Carris através de uma exposição de documentos, plantas e desenhos técnicos, bilhetes, pequenos objetos, uniformes, entre outros pormenores. A segunda é onde se situa a antiga oficina repleta de veículos representativos da evolução dos transportes, como os elétricos e os autocarros. Há também diversos artefactos que complementam a informação histórica da Carris e ainda outros tipos de maquinaria.

Depois desta inesquecível viagem no tempo, a vontade que se tem é de percorrer todas as ruelas e recantos de Lisboa nos tradicionais elétricos da Carris. Concordam?

Dica Cool: No Museu da Carris não se vive só de memórias, mas também de revivalismos, como é o exemplo do Village Underground, um espaço de cowork que deu vida a antigos autocarros da Carris, criando escritórios para pequenas empresas e freelancers bem como, uma simpática cafetaria, ideal para terminar a viagem pelo museu de uma forma descontraída.

Horário

Seg – Sab: 10:00 – 18:00 | Encerrado: 1 Jan, 25 Abr, 1 Mai, 10 Jun, 13 Jun, 15 Ago, 8 Dez e 25 Dez