Entrar | Registar

visitar > miradouros e jardins

Jardim Botânico da Ajuda

um verdadeiro jardim Real

O Jardim Botânico da Ajuda foi o primeiro jardim botânico em Portugal! São mais de 3 hectares de beleza natural, divididos em dois tabuleiros. No tabuleiro superior, para além de nos perdermos entre diversas espécies de plantas oriundas dos quatro cantos do mundo, apreciamos também uma das mais belas vistas de Lisboa! Aos nossos olhos estende-se o tabuleiro inferior e, como pano de fundo, a cidade e rio Tejo.

Por sua vez, no tabuleiro inferior, surgem as sebes de buchos que caracterizam o jardim, geometricamente perfeitas, ainda plantadas sob a sua forma original. Aqui, enquanto caminha pelos mesmos caminhos onde a família real um dia passeou, reserve alguns momentos para observar a imponente balaustrada e a magnífica Fonte das 40 Bicas, situada no centro do jardim.

É também neste tabuleiro que se encontra o Jardim dos Aromas, pensado para que os invisuais possam desfrutar do jardim. São várias plantas aromáticas e medicinais que, à exceção de uma, são comestíveis.

Este espaço foi projetado pelo naturalista Italiano Domingos Vandelli, sendo iniciada a sua construção em 1768. Construído em terras da Ajuda e para usufruto da família real, continua hoje a encantar quem por lá passa, com a sua deslumbrante beleza.

O jardim é perfeito para quem procura a paz que só a natureza consegue proporcionar, ou para quem quer passar um bom momento em família, visto que existem vários eventos que o permitem, como a Festa da Primavera, Festa do Outono e Noite de Halloween.

Horário

Nov - Mar: 10:00 - 17:00 |
Out – Abr: Seg – Sex: 10:00 – 17:00 | Sab – Dom: 10:00 – 18:00
Mai – Out: Seg – Sex: 10:00 – 18:00 | Sab – Dom: 09:00 – 20:00 | Encerrado: 25 Dez e 1 Jan