Entrar | Registar

visitar > museus e galerias

Cabine de Leitura

o gosto e a partilha de livros

É uma cabine telefónica inglesa, mas o convite não é para fazer telefonemas, a ideia é despertar o interesse em doar, receber, conhecer e sentir os livros. Num espaço inesperado, o reaproveitamento de uma cabine telefónica deu vida a uma minibiblioteca ao ar livre “self-service” muito singular e convidativa.

A Cabine de Leitura, inaugurada em 2014 na Praça de Londres, é uma iniciativa comunitária da Associação de Comerciantes do Areeiro, abraçada pela Fundação Portugal Telecom. Com o objetivo de estreitar laços comunitários e fomentar o gosto e a partilha de livros, a cabine é uma maneira criativa de fazer circular obras literárias de várias origens.

Para incentivar a leitura através da partilha, a cabine tem uma dinâmica muito simples e informal: basta trazer um livro que gostaria que outros conhecessem e levar outro para ler. É uma dinâmica que não se baseia em prazos e multas e que se estabelece pela confiança.

O acervo conta com mais de 200 livros de vários géneros, mas nem todos estão expostos, devido à escassez de espaço na cabine telefónica. Os romances e as histórias infantis são os mais procurados pelos leitores dos 5 aos 85 anos, sobretudo do bairro, que todos os dias entregam e retiram livros da cabine.

A Cabine de Leitura é única em Lisboa. Venha visitar este espaço cool e literário, mas não se esqueça: traga um livro que queira partilhar!

Dica Cool: a Cabine de Leitura possui uma vizinhança muito convidativa. Se gosta de uma biblioteca ao ar livre, para além de trazer um bom livro consigo, pode ainda trocar a poltrona lá de casa para ler numa esplanada ou então numa dos vários bancos da Praça de Londres.

Horário

Seg - Sex: 09:00 - 20:00 | Sab - Dom: 10:00 - 18:00